Portal de recadastramento de senhas da Unifesspa aumenta segurança do acesso

• Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2016, 18h04
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O Centro de Tecnologia da Informação por meio da Divisão de Sistemas de Informação finalizou hoje (20), o Portal de Recadastramento de Senhas da Unifesspa. O Portal tem o objetivo de permitir a toda comunidade acadêmica, usuária do sistema da instituição, que a partir de agora, pode realizar a troca de senha periodicamente e ainda, oferecer mais segurança no acesso, ao criar um segundo nível de autenticação, que são as respostas secretas.

Segurança do acesso

Na reunião do conselho universitário de apreciação e votação do regimento eleitoral para escolha dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da Unifesspa, foi demandado pelos Conselheiros ao CTIC, a criação de mecanismos de segurança que possibilitasse o recadastramento das senhas por parte dos usuários, antes da eleição (06/07/16). A demanda acaba de ser atendida pela Divisão de Sistemas de Informação, que desenvolveu o portal de recadastramento de senhas para esta finalidade.

O Chefe da Divisão de Sistemas de Informação, Vitor de Souza Castro, que também é um dos responsáveis pelo Sig-Eleição, destacou o esforço e a medidas adotadas, “além de toda segurança em termos de sistemas de informação, trabalhamos muito para criar um robusto banco de dados de perguntas secretas onde cada usuário responderá a três delas de forma aleatória, na hora do recadastramento. Com essas medidas, acreditamos que só os usuários de fato, saberão as respostas na hora de confirmar o voto”, destacou.

O Processo de alteração das senhas

Para realizar alteração, o usuário precisa acessar a página de recadastramento de senhas no endereço: https://recadastramento.unifesspa.edu.br. Estando na página, é necessário fazer o aceite da alteração clicando em [ x ] Li as informações contidas no portal e aceito realizar o recadastramento na parte inferior da tela, em seguida clicar em “Quero realizar meu recadastramento”.

No dia da eleição, caso o eleitor tenha esquecido a resposta secreta fornecida ao sistema ou a senha, poderá ser feita a alteração com um novo recadastramento e votar normalmente.

No segundo passo do processo, o usuário deverá usar as credenciais atuais de login (apenas o primeiro nome antes do domínio Unifesspa) e senha para autenticar e avançar. Com isso, você terá acesso à tela de confirmação dos dados pessoais e abaixo à atualização da senha e registro de respostas secretas. São três respostas secretas, de cunho pessoal, que precisam ser preenchidas pelo usuário. Após preencher, clique em avançar e em seguida, finalizar.