Professor da Unifesspa é membro organizador de evento acadêmico internacional em Portugal

• Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2016, 10h48
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

EVENTO ACADÊMICO INTERNACIONAL

O Prof. Dr. Fabio Mario da Silva, do IEX (Instituto de Estudos do Xingu), também vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET) do ILLA (Instituto de Linguística, Letras e Artes), é um dos organizadores do III COLÓQUIO INTERNACIONAL "MARGINALIDADES FEMININAS NO MUNDO LUSÓFONO", que dar-se-á entre os dias 15 e 17 de junho de 2016, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.

O primeiro COLÓQUIO INTERNACIONAL "MARGINALIDADES FEMININAS NO MUNDO LUSÓFONO" foi realizado em Novembro de 2014, na França, na Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3. O segundo deu-se na Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, em Setembro de 2015. O terceiro colóquio realiza-se agora, em Lisboa, sendo que o quarto Colóquio da série já está previsto para ocorrer em 2017 na Ohio State University, nos Estados Unidos, também contando com a participação do professor Fabio Mario.

Pós-doutorando em Literatura Portuguesa pela USP, com bolsa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o Prof. Fabio Mario da Silva é Mestre e Doutor na área de Literatura pela Universidade de Évora (Portugal). Ex-Bolsista da Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT), da Comunidade Portuguesa de Pernambuco e do CNPq, o professor é pesquisador integrado do CLEPUL(Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) e membro colaborador CEC (Centro de Estudos Clássicos), ambos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Também integra a equipe do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP)da Universidade Federal de Sergipe.

Figurando como um dos grandes pesquisadores contemporâneos da obra da escritora portuguesa Florbela Espanca, o professor atualmente dirige, em conjunto com a Professora Cláudia Pazos Alonso (da Universidade de Oxford), a edição crítica das Obras Completas de Florbela Espanca pela Editora Estampa (Lisboa). Também organizou, em parceria com a referida professora, uma edição da obra da modernista Judith Teixeira, com textos inéditos, lançados pela Editora DomQuixote. Atualmente, também prepara a edição da trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel, primeira epopeia escrita por uma mulher em língua portuguesa, com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Link para a página do evento: <http://marginalidadefemin.wix.com/coloquiolisboa>.