Unifesspa inaugura Laboratório de Inovação Tecnológica do curso de Artes Visuais

• Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2016, 10h21
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Media1Foi inaugurada na manhã de quarta-feira (8), o Laboratório de Experimentação em Práticas Eletrônicas e Digitais do Curso de Artes Visuais da Unifesspa, o Media Lab/Unifesspa. O laboratório de caráter multiuso e interdisciplinar irá conduzir pesquisas em inovação tecnológica, contribuindo para projetos e ações em rede, destacando a Unifesspa neste cenário.

O projeto Media Lab/Unifesspa surgiu da parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), instituição que possui o maior Media Lab da América Latina.  “A ideia é promover atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à inovação tecnológica. Nesse momento, eu aproveito para convidar os professores e pesquisadores da Unifesspa para “engrossar o caldo” do Media Lab e assim criarmos um ambiente em que toda essa tecnologia possa estar a serviço do conhecimento”, convidou o coordenador do Laboratório, Teófilo Augusto da Silva.

Com o projeto Media Lab, o Laboratório de Inovação Tecnológica da Unifesspa passa a fazer parte de uma rede integrada de pesquisa com base no modelo do Media Lab aplicado pela UFG. A Unifesspa é a primeira da Região Norte, a segunda no país a integrar essa rede, que deve se estender por toda a América Latina.

A inauguração do Laboratório reuniu professores e alunos da Unifesspa e contou com a participação, por meio de vídeo conferência, do professor e coordenador do Media Lab da UFG, Cleomar Rocha.

Projetos em rede

As pesquisas a serem desenvolvidas no Laboratório seguirão, inicialmente, sete eixos temáticos. São eles: Interação Homem-computador; Comunicação mediada por computador, Música e tecnologia; Arte Tecnológica; Sistema de computação cognitiva; Tecnopsicologia e psicotecnologias e Design de Interfaces.

Entre os projetos a serem desenvolvidos em rede estão o Cine Lab, Game Lab, InMídia (Especialização em inovação em mídias interativas), Feira de Inovação Tecnológica e Televisão Digital, entre outros. Com resultado da parceria, no próximo mês o estudante do curso de Sistemas de Informação Vinícius Antônio Farias irá participar de uma capacitação na UFG, trocando conhecimento com outros pesquisadores da área.

Para o diretor do Instituto de Linguagens, Letras e Artes (ILLA), Alexandre Santos, o Media Lab representa um importante avanço para as pesquisas do Instituto. “Vamos poder mostrar outras potencialidades em termos da linguística, letras e artes que não é tão visibilizada em relação a outras ciências. Então, é um laboratório que começa a ter uma dimensão interdisciplinar muito significativa para a Instituto e a para a Unifesspa como um todo”, concluiu.

Media2

Media3