Reitoria apresenta resposta ao Manifesto dos técnico-administrativos com diversos encaminhamentos

• Publicado: Domingo, 05 de Junho de 2016, 16h36
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

13346982 755595864543259 741896444658715041 nServidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) lotaram o auditório da Unidade I, do Campus de Marabá, na tarde do dia 1º de junho, para participar da reunião com o decano do Consun no exercício das funções da Reitoria, professor Carlos Renato Francês. O gestor foi convidado pelos servidores para apresentar as respostas da Administração Superior ao Manifesto protocolado pela categoria durante a última greve.

Foram respondidos os questionamentos do Manifesto e apresentados os encaminhamentos da Gestão sobre cada um dos itens elencados no documento. Durante a reunião, foi aberta a participação dos servidores, que também tiveram a oportunidade de ouvir os pró-reitores sobre ações administrativas voltadas aos técnico-administrativos.

Entre os principais encaminhamentos estão a criação de um espaço de convivência para os servidores, o Centro de Atendimento ao Servidor. O projeto está em andamento, sendo conduzido pela Progep, e contará com copa/cozinha, ambiente para descanso, mini auditório, ambulatório, uma área externa de convivência com capacidade para 300 pessoas, além de banheiros e depósito. Para o início da obra, a Unifesspa conta com R$ 200 mi em recursos, assegurados pela emenda parlamentar do deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL). O valor integral da emenda já foi liberado para a Unifesspa. A Ouvidoria da Unifesspa também contará com espaço próprio para funcionamento. A medida pretende dar mais segurança aos usuários que necessitam fazer denúncias, sugestões, críticas ou elogios.

Na reunião, ficou acertado, ainda, que a categoria irá eleger uma comissão, a ser formalizada por meio de portaria, para discutir a redução da carga horária dos servidores para 30 horas semanais, sem perda salarial. O trabalho da comissão contará com apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep).

A Unifesspa também vem firmando parcerias com outras universidades para garantir a oferta de cursos de pós-graduação para servidores técnico-administrativos. A expectativa é ofertar os cursos de Mestrado Profissional em Gestão Pública e Mestrado Profissional em Políticas Públicas, ambos com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A servidora Solange do Vale Ricarte avaliou a reunião como positiva para a categoria. “Foi muito produtivo, pois conseguimos muitos avanços em relação as pautas demandadas pelo manifesto. Percebemos o interesse da Administração de criar condições para que os técnicos participem de várias ações da Universidade. Precisamos continuar reformulando as demandas e criar mais momentos como esse que consolidem nossa política institucional voltada para o técnico-administrativo”, afirmou.

Ao final do diálogo com o decano, a categoria permaneceu reunida para discutir outras pautas, entre elas a minuta do regimento eleitoral para a escolha do reitor(a) e vice-reitor(a) da Unifesspa, a ser votado no Consun na próxima quarta-feira (8).

IMG 7041DSC0910221