Unifesspa realiza I Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinariedade

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realiza, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2014, por meio do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territórias e Sociedade na Amazônia (PDTSA)

• Publicado: Terça, 19 de Agosto de 2014, 13h48
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

o primeiro Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinariedade na Concepção da Pesquisa no PDTSA. As atividades acontecerão no Campus I da Unifesspa, em Marabá. A ideia é criar um espaço de discussões entre pesquisadores das duas linhas de pesquisa do Mestrado: Estado, Território e Dinámicas Sócio-ambientais na Amazônia e Produção Discursiva e Dinámicas Sócio-territóriais na Amazônia.

Conforme programação, a abertura do evento acontece no dia 10 de setembro, às 18h30, e contará com a conferência Interdisciplinariedade entre saberes disciplinares e não displinares que será apresentada pela doutora Ludmila de Lima Brandão (UFMT), do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, e coordenada pela doutora Nilsa Brito Ribeiro (Unifesspa). Após a conferência haverá apresentação musical, voz e violão, com os artistas Marcelo Melo, Cristiano Bento e Bruno Malheiro. Na mesma noite acontece ainda a exposição audiovisual: Arte Relacional na Amazônia, com as artistas Deize Almeida Botelho e Alexandre dos Santos.
Além da coordenadora do PDTSA, doutora Edma Silva Moreira, e diretores dos Institutos de Ciências Humanas (ICH), de Linguística, Letras e Artes (ILLA) e de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT), Renato Francês, e o reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro participarão da abertura do evento. Acompanhe mais informações e a programação completa na página do Seminário no Facebook e no site do PDTSA.

Minicursos e Teleconferência
Ainda na programação do Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinariedade na Concepção da Pesquisa no PDTSA dois minicursos serão ministrados nos dias 10 e 11 de setembro, das 14 às 18 horas. Os professores mestres da Unifesspa Bruno Cezar Pereira Malheiro e Marcos Alexandre Pimentel da Silva abordarão o tema Território como Categoria Interdisciplinar. Já o segundo minicurso, Análise do Discurso enquanto Dispositivo Teórico e Metodológico na Pesquisa Interdisciplinar, será ministrado pelos professores mestres Flávia Lisboa e Laécio Rocha, ambos egressos do PDTSA. As inscrições para os minicursos estão abertas no Campus 1, sala 13, das 8 às 12 horas e das 14 as 18 horas. São somente 25 vagas para cada minicurso.
Merece ainda destaque na programação, a transmissão, no dia 11 de setembro, às 14 horas, para auditório Josineide Tavares, no Campus I, a teleconferência Desafios da Interdisciplinariedade com o professor doutor Arlindo Phillppi Jr (Unicamp).

(Fabrizio Franco/ Assessoria de Comunicação Social da Unifesspa/ (94) 8156-5797)