Unifesspa completa 3 anos e comemora avanços no ensino, pesquisa e extensão

• Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2016, 09h49
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

IGE 04A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) completa três anos de criação nesta segunda-feira (6). A Lei Federal n.º 12.824, que entrou em vigor no dia 6 de junho de 2013, desmembrou o campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA) e acrescentou à Unifesspa a responsabilidade de levar conhecimento aos municípios de Rondon do Pará, Xinguara, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

Como a mais jovem universidade do interior da Amazônia, a Unifesspa comemora importantes avanços no ensino, pesquisa e extensão. Foram criados 17 novos cursos de graduação. O total de alunos matriculados passou de 2.140 em 2014, para 4.169 em 2015. A Unifesspa também dobrou o número de alunos na Pós-Graduação, nesse curto período

A Instituição, que contava apenas com o Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), acrescentou dois mestrados profissionais e um acadêmico, três doutorados interinstitucionais (Dinter), destinados à qualificação dos servidores, além de um curso de Especialização na área de Letras. Outros oito novos cursos já estão em processo de avaliação na Capes.

Nesses três anos, a Unifesspa também ampliou o número de servidores, passando de 318 em 2014 para 502, em 2016. E estão abertos concursos para professores e técnico-administrativos, com um total de 94 vagas oferecidas. Os dados que demonstram os avanços obtidos pela Unifesspa foram divulgados pelo Relatório de Indicadores de Gestão da Unifesspa, ano-base 2015, realizado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), seguindo normativas do Tribunal de Contas da União (TCU).

A Unifesspa comemora, ainda, os avanços obtidos na infraestrutura e área tecnológica. Com a implantação do Centro de Tecnologia da Informação e da Comunição (CTIC), foi estruturada uma rede de comunicações dentro da Unifesspa, que passou a contar com mais de 3.000 metros de fibra óptica nas instalações físicas que compõem as unidades do campus de Marabá, permitindo o gerenciamento de todos os sistemas acadêmicos, administrativos e de comunicação. Os investimentos garantiram grande evolução da capacidade de acesso à rede mundial de computadores nos cinco campi da Unifesspa. Além disso, o Centro de Registros e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa vem servindo de referência para diversas universidades, inclusive instituições já consolidadas como a Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Amapá.

Momento histórico

Além dos avanços obtidos nas ações de ensino, pesquisa e extensão, o terceiro o aniversário da Unifesspa é marcado por um momento histórico para a Instituição. A comunidade acadêmica se prepara para realizar o primeiro processo de eleição para a escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade.  A expectativa é que na próxima quarta-feira (8), o Conselho Universitário, órgão máximo deliberativo da Unifesspa, aprecie e vote a minuta do Regimento Eleitoral com as regras do processo de consulta à comunidade acadêmica para a formação da lista tríplice com os nomes indicados para os caros de reitor(a) e vice-reitor(a), a ser apresentada ao Ministério da Educação (MEC).

Outro momento importante vivenciado pela comunidade é o processo estatuinte, deflagrado no dia 4 de abril de 2016. Desde então, a comunidade acadêmica está mobilizada nas etapas do processo de elaboração do novo estatuto da Universidade, que vai definir os rumos da Instituição. A Comissão Eleitoral da Estatuinte concluiu a elaboração da minuta do Regimento Eleitoral para eleição da Comissão Organizadora do Processo Estatuinte. A proposta será apreciada, em Assembleia, no dia 07 de junho, às 14 horas, no Auditório da Unidade I, do Campus de Marabá, com a participação dos docentes, técnico-administrativos e alunos, bem como com a participação da comunidade externa.

FORA DE SEDE