Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comissão Eleitoral da Estatuinte define data para apresentação da Minuta do Regimento em Assembleia Universitária

  • Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2016, 23h04
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 2727

IMG 20160603 WA0006 1A Comissão Eleitoral, designada por Assembleia Universitária, nos termos do Art. 6º, § 3º da Resolução nº 10 de Março de 2015 do Consun, encarregada de promover as discussões do Processo Estatuinte da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) se reuniu pela quinta vez, hoje (03), depois de constituída por ampla legitimidade, em Assembleia Universitária em deliberação da comunidade universitária, composta por docentes, técnico-administrativos e alunos; bem como com a participação da comunidade externa.

Por deliberação dos membros, ficou definida a data de 07 de junho, às 14 horas, no Auditório da Unidade I, uma nova Assembleia Universitária, com fins exclusivos, para deliberar a Minuta do Regimento Eleitoral para eleição da Comissão Organizadora do Processo Estatuinte.

A Assembleia Universitária do dia 25 de abril estipulou o prazo de 45 dias para que fosse apresentado o resultado do trabalho da comissão eleitoral, prazo que encerra no dia 09 de junho próximo, razão pela qual, com os trabalhos encerrados antes do prazo, a comissão deliberou por apresentar a minuta de forma prévia para a Assembleia Universitária, e apenas posteriormente para o Conselho Universitário da Unifesspa, órgão máximo de deliberação da instituição.

Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, o professor da Faculdade de Direito da Unifesspa, Hirohito Diego Athayde Arakawa, esse é o primeiro passo formal para a instalação e legitimação do processo Estatuinte Unifesspa. Ele explica que a Minuta é composta por uma Resolução que determina como será realizado o processo eleitoral para a escolha dos membros da Comissão Organizadora, nos termos do parágrafo 3º, do Artigo 6º, da Resolução Consun nº 10, de 19 de março de 2015.

Com a entrega da Minuta do Regimento Eleitoral da Estatuinte à Comunidade Universitária fica cumprida a primeira etapa formal do processo. Prof. Hirohito Arakawa destacou que “a comissão irá obedecer as decisões da Assembleia Universitária  em relação à Minuta, que poderá manter, modificar ou ampliar os termos constantes no documento elaborado pela comissão”.

A Minuta do Regimento Eleitoral da Estatuinte trata do Processo Eleitoral, da Comissão Eleitoral, da definição dos Eleitores, da definição dos Candidatos, da Apuração e totalização dos votos, da Homologação e Posse dos membros da Comissão Organizadora e das Disposições Finais. Para a eleição da Comissão Organizadora Estatuinte, serão eleitos cinco representantes mais votados em cada categoria (professores, técnico-administrativos e alunos) e igual número de suplentes, também votados na escala do 6º ao 10º colocados, que serão encaminhados para a homologação do Consun/Unifesspa e posteriormente empossados pelo reitor, em até dez dias após a homologação. Após a deliberação do Consun, a Comissão Eleitoral da Estatuinte encerra seus trabalhos e a Comissão Organizadora eleita passa a conduzir o processo.

O trabalho da comissão

Para o presidente da Comissão Eleitoral, Prof. Hirohito, "foi um grande investimento de tempo e esforços em reuniões da comissão que valeram a pena! Em seus trabalhos, a comissão buscou refletir os interesses da comunidade universitária como um todo, sempre zelando pelo aspecto ético dos trabalhos". Acrescenta ainda que, "Não houve privilégios e nem opção por classes dentro das deliberações da comissão eleitoral. Pensamos no conjunto. O interesse maior aqui é a Universidade, e não classes ou interesses individuais, o que está demonstrado nos termos da minuta apresentada por esta douta comissão eleitoral à comunidade acadêmica por meio da convocação da Assembleia Universitária". 

Opiniões da Comissão

Gabriel de Souza Ramos, representante dos discentes, do Curso de História, do Campus de Xinguara acha o processo da Estatuinte "trabalhoso". "Com a união da equipe vai dar tudo certo". O estudante tem ajudado na indicação de datas, elaboração de textos do Estatuto e articulação com os discentes multicampi. 

Mayra Barbosa Sindeaux Lima, representante dos técnico-administrativos fora de sede, no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) considera importantíssimo o processo eleitoral, exige muito trabalho e o envolvimento de toda a comunidade universitária. "Por meio da Estatuinte é que serão definidos os rumos da Universidade".

Quanto às dificuldades encontradas na sua atuação na comissão como membro fora de sede, Mayra comenta que "As dificuldades e necessidades dos campi fora de sede são diferentes dos da sede, em Marabá. A infraestrutura nas cidades também é diferente. É fundamental garantir voz e voto aos representantes fora de sede para que tenham suas reivindicações ouvidas e atendidas. Já que a Unifesspa se propõe a ser uma universidade multicampi tem que ser garantido a todas as categorias o estreitamento das relações entre os docentes, técnicos e discentes, que todos compõem a mesma comunidade universitária. É preciso promover essa articulação", ressaltou.

Gildene Gonçalves dos Santos, técnica administrativa lotada na Pró-Reitoria da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), em Marabá, considera que a Estatuinte é um processo de construção coletiva e política que tem por objetivo cumprir o papel sócio-político e cultural da Universidade. Em avaliação ao papel dos membros da comissão, destacou ser “indiscutível a legitimidade dos participantes que representaram suas categorias". Para ela, as ações desenvolvidas pela Comissão Eleitoral, contaram com o comprometimento de seus membros no cumprimento das responsabilidades dada a cada um, por suas respectivas categorias. 

Proposta de Regimento Eleitoral do processo Estatuinte Unifesspa

Fim do conteúdo da página