Núcleo de Inovação Tecnológica da Unifesspa promove Workshop em Inovação Social

• Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2016, 17h04
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

WorkShop2O I Workshop de Inovação Tecnológica e Social de 2016 da Unifesspa reuniu professores, alunos e demais pesquisadores durante dois dias de palestras e oficinas sobre o tema.  O evento foi realizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unifesspa, em parceria com a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (RAMI).

A programação

Na manhã do dia 24 de maio, a professora da UFAM, Maria do Perpétuo Socorro Lima Verde Coelho ministrou uma palestra sobre Propriedade Intelectual e a professora Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves abordou o tema Observatório de Economia Criativa. À tarde, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as ferramentas e recursos utilizados para realizar Busca de Anterioridade em matéria de Patentes, ou seja, saber se determinada descoberta pode ser considerada uma inovação, oferecendo condições de ser patenteada.

Na quarta (25), a palestrante Prof.ª Drª. Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves, apresentou o tema Gestão da Política Institucional de Inovação, em que buscou ressaltar as ações de valorização dos ativos intelectuais, por meio da proteção jurídica assegurando o direito da transferência ou comercialização da invenção para o desenvolvimento regional. Na ocasião, ela apresentou experiências bem-sucedidas na área de inovação social e tecnológica em vigor na UFAM.

Em seguida, a Prof.ª Jane Márcia Pinto Moura, diretora-presidente da RAMI, palestrou sobre os ambientes de inovação e o contexto evolutivo das Incubadoras de Empresas na região Norte. A apresentação incluiu a análise do mapa histórico do sistema amazonense de inovação por meio dos parques científicos e/ou tecnológicos, Incubadoras de empresas, Polos tecnológicos e Aceleradoras de empresas, dentro do ecossistema local e global de inovação e principalmente, da inovação em rede.

Na tarde do dia 25, a Prof.ª Jane Moura encerrou o evento com uma oficina sobre Empreendedorismo Inovador focando o tema dentro de um ecossistema de inovação regional com o objetivo de despertar o público para o interesse em criar negócios relacionados com tecnologia e inovação social.

Organização

O evento gratuito foi organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Unifesspa, que é vinculado à Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). O Workshop ocorreu no Auditório Central da unidade II, nos dias 24 e 25 de maio. Os participantes credenciados terão direito a certificado de participação, que poderá ser acessado pela página do NIT/Unifesspa: https://nit.unifesspa.edu.br.

WorkShop1WorkShop3