Proeg e curso de Saúde Coletiva fecham agenda de trabalho para reformulação do PPC

• Publicado: Segunda, 02 de Mai de 2016, 11h11
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

SaudeColetivaA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Saúde Coletiva iniciaram o processo de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Uma agenda de trabalho foi firmada no dia 18 de abril e quatro reuniões já foram realizadas, cada uma delas envolvendo os diferentes segmentos universitários.

A necessidade de ajustes no PPC foi uma demanda apresentada por professores e alunos do curso de Saúde Coletiva durante uma reunião do programa “Unifesspa de Todos Nós”, promovida pela Administração Superior no dia 21 de março. O objetivo de reformular o PPC do curso é corrigir algumas questões envolvendo o perfil do profissional, os objetivos do curso, a matriz curricular e carga horária de modo que a Unifesspa forme um profissional mais preparado para o mercado e focados na melhoria da qualidade de vida população.

Os professores Emanuelle Cossolosso, Solange de Cristo, Ana Cristina Viana Campos, Luciana Gianasi, Caio Maximino e Maurício Pinho estão conduzindo o processo, ouvindo e estimulando a participação dos alunos nas etapas de reformulação.

A expectativa é que o novo PPC seja apresentado para aprovação no Consepe até o final do mês de junho. A intenção é que o documento fique pronto antes do início do processo de avaliação e reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC).

“Estamos trabalhando de forma intensa para que possamos avançar na reelaboração do PPC, com base em PPCs do curso de saúde coletiva de outros estados e na minuta das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Saúde Coletiva (DCN), proposta pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de consultoria de profissionais da área que atuam em outras instituições”, explicou a coordenadora do curso e vice-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Biológicas, Emanuelle Cossolosso.

“A Proeg tem feito um grande esforço no sentido de atender às demandas dos cursos, colocando-se à disposição para firmar uma agenda de trabalho com todas as faculdades de cada Instituto que necessitam de uma reformulação no PPC de seus cursos”, afirmou a diretora de ensino da Proeg, Thaisa Teixeira.

A próxima reunião do NDE pra tratar do tema está agendada para o dia 3 de maio, às 14h, no Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB).