RU da Unifesspa terá capacidade para preparar até 2 mil refeições por turno

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 22h17
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

ProjRU1Foi apresentado nesta sexta-feira (29), o projeto arquitetônico do primeiro restaurante universitário da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que será construído na Unidade III, do Campus de Marabá. O professor doutor da UFPA, José Júlio Ferreira Lima, um dos autores e coordenador do projeto, apresentou à comunidade acadêmica o conceito arquitetônico do restaurante, que vai beneficiar os estudantes e servidores da Instituição.

Com uma área construída de 945 m2, o RU terá capacidade para preparar até duas mil refeições por turno, com refeitório refrigerado para atender 240 pessoas sentadas. O destaque da obra é a cozinha industrial, com estrutura e espaço suficientes atender os futuros refeitórios das outras unidades do Campus de Marabá.

A solenidade de apresentação contou com a presença do deputado federal Beto Salame (PP) e do representante do deputado federal José Geraldo (PT), o secretário de Juventude do PT de Marabá, Igor Silva. Os parlamentares contribuíram com as emendas que vão assegurar recursos para o início da construção do RU.

O reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio Monteiro, destacou a importância das emendas para garantir o início da obra. “É enorme a gratidão da universidade pelo esforço dos parlamentares em destinar esses recursos para este projeto que foi construído com muito diálogo e ampla participação dos alunos e servidores desta Instituição. Esse evento é uma celebração da boa vontade, da cooperação de homens e mulheres que acreditam numa universidade pública de qualidade, capaz de transformar a vida das pessoas”, declarou.

A expectativa é que o processo de licitação para a construção seja iniciado no próximo mês e que a execução da obra aconteça ao longo de 2016. A estimativa orçamentária para a construção do restaurante universitário é de aproximadamente quatro milhões de reais.

SOBRE O PROJETO

ProjRU2

O refeitório do Restaurante Universitário contará com área para atendimento de 311m2, incluindo corredor e rampa de acesso, banheiros e varanda na saída do edifício. O acesso às refeições será feita em uma das laterais do refeitório por meio de espaço reservado para equipamentos denominados “pass through” localizados na fronteira entre a cozinha e o refeitório. A saída do refeitório é feita no mesmo nível das mesas por acesso independente em ambiente com varanda.

A cozinha industrial foi concebida ao lado do refeitório, possuindo ambientes para recepção de insumos (triagem), estocagem, câmara frigorífica (com câmaras de resfriamento e congelamento), áreas de preparo e espaços administrativos. A área externa inclui depósito de lixo, lavagem de equipamento e estocagem de GLP. O projeto arquitetônico também atende aos requisitos de acessibilidade, atendendo às especificações técnicas da NBR 9050 (Norma Brasileira Regulamentadora de Acessibilidade). O Restaurante Universitário será construído na Unidade III, do Campus de Marabá.

O projeto arquitetônico foi elaborado pelos professores da UFPA José Júlio Lima e Vanessa Watrin. Também colaboraram com o projeto, os professores da Unifesspa Leonardo Brasil Felipe, Thulla Christina Esteves, Rodrigo da Silva Manera, Denilson Costa da Silva, do pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Leandro Ferreira, do Diretor de Infraestrutura (Dinfra), Lucas França, e dos professores da UFPA, Sandoval Rodrigues Júnior e Júlio Alencar.

RU4

RU3