“UNIFESSPA DE TODOS NÓS” apresenta soluções para demandas do campus de Rondon do Pará

• Publicado: Terça, 19 de Abril de 2016, 12h32
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Estudantes, professores e técnico-administrativos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), no Campus de Rondon do Pará, lotaram o auditório da unidade na manhã desta segunda-feira (18), para mais uma reunião do “Unifesspa de Todos Nós”.  O reitor pro tempore Maurílio Monteiro e os pró-reitores ouviram as reivindicações da comunidade acadêmica e tiraram dúvidas sobre temas como bolsas de pesquisa, auxílio estudantil, logística, transporte, espaço físico, serviço de fotocópia, entre outras demandas.

DSC 0039

O reitor estimulou a participação efetiva da comunidade acadêmica nas congregações para definir as prioridades de investimentos e ações do Instituto. “A Universidade é nossa, precisamos discutir nas congregações e, se necessário, no âmbito do Consad, as questões administrativas. Para este ano, já temos o orçamento definido, mas a comunidade precisa participar ativamente e decidir, em conjunto, as prioridades para o ano que vem e elencar as metas a serem contempladas no próximo Plano de Desenvolvimento Institucional”, enfatizou.

Obras do prédio

As obras de engenharia no Campus de Rondon do Pará serão concluídas no final de junho e a previsão é que o prédio entre em funcionamento no dia 15 de agosto. Com a entrega das obras, a sugestão do reitor é que seja discutido pela comunidade acadêmica o aproveitamento dos espaços para melhor desempenho dos cursos do Campus. O valor contratual da obra até o momento é de R$ 3.500.124,70. Com a conclusão do prédio, o ICSA vai triplicar sua área total, passando de 690,80 m2 para 2.670,64 m2 de área construída.

Novos quadros para as salas de aula

Professores e alunos do Campus de Rondon do Pará solicitaram a substituição das lousas das salas de aula, que estavam com defeitos. A Diretoria de Infraestrutura já tem visitas agendadas para os dias 25, 26 e 27, ao Campus, para substituição dos quadros, além da realização da manutenção elétrica e estrutural do Instituto.

Auxílios permanência, moradia e auxílio-creche

Para auxiliar os alunos e tirar dúvidas sobre as regras para participar do edital de auxílios permanência, moradia e creche, uma equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) irá até Rondon do Pará, no dia 29 de abril, para atender aos estudantes. Serão feitas duas reuniões, uma às 10h e outra às 14h, no auditório do Campus.  O edital é voltado para estudantes dos cursos de graduação que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuam condições de arcar com custeio total ou parcial com alimentação, moradia, material pedagógico, transporte e creche. A concessão de auxílio financeiro é oferecida durante o período de 12 meses.

Bolsas de monitoria

Na ocasião, a Pró-Reitoria de Graduação (Proeg) anunciou a publicação de um edital para bolsas de monitoria. Serão ofertadas cerca de 70 bolsas para estudantes dos diversos campi da Unifesspa. O edital será publicado no dia 25 de abril e pretende destinar quatro vagas para alunos do ICSA, sendo dois por cada curso oferecido pelo Instituto.

Editais PIBEX e prêmios Proex de Arte e Cultura

A técnica em assuntos educacionais da Proex, Ivonilce Brelaz aproveitou para incentivar a participação da comunidade acadêmica nos editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e o Prêmios Proex de Arte e Cultura. O edital PIBEX deve ser publicado no próximos dias. O programa oferece oportunidade de bolsas de extensão para alunos de graduação. Já o Prêmio Proex oferece prêmios em dinheiro no valor de até 14 mil reais para produtos na área cultural. O edital está previsto para outubro deste ano.

DSC 0085DSC 0092