Unifesspa firma convênio com aliança administradora para oferecer planos de saúde aos servidores

• Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 12h05
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aderiu ao Plano Brasil de Saúde para os servidores em Educação, do Governo Federal. O objetivo é oferecer aos servidores da Unifesspa planos de saúde mais acessíveis e com novos benefícios. A assinatura do termo de adesão aconteceu no dia 7 de abril e o documento foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

Com essa medida, a Unifesspa firma convênio com a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde, atual empresa credenciada pelo MEC para participar do Plano. A empresa mediará os contratos de planos de saúde dos servidores com a Unimed Sul do Pará e será responsável pela gestão operacional e financeira dos planos de saúde e odontológicos ofertados aos servidores da Universidade.

Plano1

De acordo com a chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) da Unifesspa, Sheila Freire, para que o convênio fosse firmado foram cumpridas muitas etapas, um trabalho iniciado em setembro de 2015.

“Primeiro, foi realizado um levantamento detalhado da demanda de usuários e dependentes. Depois, fizemos uma pesquisa de preço nas operadoras de serviço de saúde da Região. Também seguimos os trâmites necessários para o credenciamento no MEC, da Aliança junto à Unifesspa. Tudo para que pudéssemos cumprir com o que cabia à Unifesspa nesse processo”, detalhou.

No início de abril, a Presidência da Unimed Sul do Pará manifestou interesse em firmar contrato com a Aliança para que ela possa administrar a carteira da Unifesspa. Agora, cabe às empresas formalizarem contrato entre elas, para oferecerem planos de saúde aos servidores com valores mais atrativos que os de mercado.

“A assinatura do contrato entre a Aliança e a Unimed Sul do Pará é a última etapa deste processo. Só a partir daí teremos a apresentação das propostas de planos a serem ofertadas aos nossos servidores. Estamos otimistas e ansiosos para que isso aconteça o mais breve possível”, explicou Sheila Freire.

Após a assinatura deste contrato, representantes da Aliança retornarão à Unifesspa para apresentar aos servidores interessados as propostas de planos de saúde. Serão oferecidos quatro tipos de planos, dois nacionais e dois regionais, sendo cada um com a opção ou não de coparticipação.

Inclusão dos pais como dependentes

Outra vantagem a ser obtida com esse convênio é a possibilidade de inclusão dos pais dos servidores como dependentes nos contratos de plano de saúde. O auxílio-saúde pago pela União para cada servidor será repassado diretamente à empresa conveniada, abatendo do custo final com os planos de saúde. Os valores serão devidamente descontados no contracheque. Além do formato de consignação em folha, o usuário poderá optar pelo débito em conta-corrente.

Plano Brasil de Saúde para os servidores em Educação:

O Plano Brasil de Saúde para os servidores em Educação foi instituído por meio de celebração de Acordo de Parceria com Administradora de Benefícios de Saúde que contribua para o acesso universal e igualitário às ações e serviços de assistência à saúde dos servidores, ativos ou aposentados, seus dependentes e pensionistas do Ministério da Educação e de suas Vinculadas. Esse modelo de gestão tem por objetivo possibilitar o pleno desenvolvimento da assistência à saúde dos servidores.

Assim, a parceria com Administradoras que disponibilizem planos coletivos empresariais de assistência à saúde propiciará a oferta de planos de saúde de mais de uma operadora, possibilitando a liberdade de escolha dos beneficiários por aquele que melhor atenda suas necessidades.

A oferta do Plano para os servidores do MEC é imediata em face da assinatura do Termo de Parceria ocorrida em 14/06/2010. Para os servidores das entidades vinculadas ao MEC, a exemplo da Unifesspa, a oferta do Plano fica condicionada à adesão ao Termo de Pareceria pela respectiva Instituição. Atualmente, a Aliança Administradora é a empresa credenciada pelo MEC para participar do Plano, realizando a gestão operacional dos planos de saúde e odontológicos aos servidores públicos em Educação.