Unifesspa compartilha sistema de projetos online (SISPROL) com a UFT

• Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 15h22
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Representantes da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) visitaram a Universidade Federal do Tocantins (UFT) visando firmar parceria para a entrada desta instituição, na Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (Rapi).

Durante o encontro, pesquisadores da UFT compartilharam experiências sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a editora da instituição, enquanto a Unifesspa disponibilizou a implantação do Sistema de Projetos Online (Sisprol), que começa a ser realizada dentro da Universidade.

uft1

O sistema trata-se de um método informatizado (online) para gestão e submissão de projetos, tanto de ensino como de pesquisa e extensão.  O representante do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), responsável pelo desenvolvimento do Sistema do Sisprol na Unifesspa, Vitor Castro, explica: "Todo o ciclo do projeto desde a submissão até o seu encerramento é feito nesse sistema".

Com a implementação do Sisprol, as pró-reitorias podem lançar editais, com seus itens e restrições, e deixá-los disponíveis para que professores e técnicos possam enviar suas propostas. Após isso, o setor responsável consegue distribuir para avaliação e gerar o resultado final baseado nela. Com os projetos aprovados, o próprio sistema indica quais serão os bolsistas que irão trabalhar, a frequência que vai para o responsável por gerar a folha de pagamento, relatórios parciais e finais. Além disso, com esse sistema, os projetos já cadastrados não precisam ser enviados novamente.

"Tudo que nós fazíamos manualmente, via envelope, papel, será sistematizado agora com esse sistema que a Unifesspa está nos cedendo gratuitamente e, inclusive, fazendo adaptações para as nossas dinâmicas", conta o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), professor Wagner Rodrigues. O diretor reforçou que o sistema deve ser utilizado de forma integrada com as demais pró-reitorias da UFT.

O Sisprol, Sistema de Projetos Online, existe desde 2009 onde foi criado, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Depois do desmembramento da instituição, que deu origem a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o sistema continuou a ser desenvolvido e aperfeiçoado. O compartilhamento desse projeto marca o começo de uma rede colaborativa entre a Unifesspa, a UFT e outras universidades da região amazônica pelo Rapi. A ideia é minimizar as demandas dessas universidades, que possuem necessidades em comum, e agilizar soluções. Além de fomentar a pesquisa das instituições que fazem parte dessa rede, trazendo excelência.