“UNIFESSPA DE TODOS NÓS” apresenta soluções para demandas do Instituto de Geociências e Engenharias

• Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 14h55
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

26362881876 901044f733 zDando continuidade às ações do programa “Unifesspa de todos nós”, o reitor pro tempore Maurílio Monteiro e pró-reitores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, (Unifesspa) se reuniram, na tarde desta segunda-feira (11), com alunos, professores e técnico-administrativos do Instituto de Geociências e Engenharia (IGE), na Unidade II, do Campus de Marabá.

Antes de iniciar os debates sobre as demandas do Instituto, o reitor fez comunicações importantes sobre o andamento das obras do prédio do IGE, que já está em fase de conclusão. A expectativa é que a obra de engenharia fique pronta no dia 30 de abril e que o prédio entre em funcionamento até início do mês de outubro.

Na ocasião, também foi comunicada a ampliação do quadro de servidores, com a autorização de concurso para docentes e técnico-administrativos. O edital para docente será publicado ainda no mês de abril. Já o de técnico-administrativo está previsto para o final do semestre. O reitor informou, ainda, sobre a recente aquisição de softwares para as áreas de engenharia.

Após as comunicações da Administração Superior, foi a vez dos participantes realizarem seus questionamentos e sugestões. Foram discutidas demandas na área de segurança pública e de trânsito, urbanismo, capacitação para servidores, entre outros. Todas as demandas apresentadas tiveram resposta imediata dos gestores da Unifesspa.

26388748075 6382389a5f z

Segurança no trânsito

Um dos problemas relatados pela comunidade acadêmica foi a insegurança no tráfego da avenida Ve-2, principal via de acesso à Unidade II, situada na Folha 17. Alguns acidentes já foram registrados naquela área por falta de sinalização. A Reitoria já havia solicitado providências junto às autoridades locais e o pedido será reiterado pela Administração Central. Além disso, por sugestão do reitor, o Instituto apresentará um projeto executivo de engenharia, visando solucionar o problema e prevenir novos acidentes de trânsito. A ideia é que a Universidade apresente uma proposta conceitual de melhorias para o tráfego no local e encaminhe à Prefeitura como contrapartida social. Uma reunião deverá ser agendada entre o reitor e o prefeito João Salame, para apresentação do projeto.

Estacionamento

Alunos e servidores da Unidade II também discutiram a necessidade de ampliar os espaços para estacionamento. A reitoria informou que está andamento um projeto de requalificação dos espaços, considerando os aspectos de planejamento, acessibilidade e urbanização, que deverá ampliar os espaços para a área de estacionamento dos veículos.

26115866530 03286dbeab z

Capacitação de servidores

Na reunião também foi debatida a necessidade de capacitação para os servidores técnico-administrativos do IGE. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Marcel Ferreira informou que já há um cronograma para os cursos de capacitação, a serem ofertados pela Unifesspa a partir de maio deste ano.

Área para experimentação

Professores do curso de Engenharia de Materiais solicitaram um espaço para experimentação e testes de materiais sustentáveis. A Diretoria de Infraestrutura elencou como solução a possibilidade de fazer uma terraplanagem na área disponível ao lado do prédio do IGE. Uma visita técnica será feita ao local para analisar as condições do terreno.

O diretor do Instituto, Elias Fagury, avaliou como positiva a segunda visita do programa Universidade de Todos Nós. “É um espaço importante que a comunidade acadêmica dispõe para expor seus anseios e necessidades. A distância física da Unidade com a Reitoria é superada com esse diálogo sempre aberto. É dessa forma que gente vai avançando e construindo a Universidade do jeito como ela deve ser”, destacou.

Na próxima sexta-feira (15), o programa “Universidade de Todos Nós” visita o Instituto de Ciências Exatas (ICE). A reunião acontece no mini auditório do IGE, na Unidade II, Campus de Marabá.