Ministro da Educação autoriza 336 novas vagas para a Unifesspa

O Ministro da Educação, José Henrique Paim, autorizou a contratação de 150 professores, 98 técnicos de nível médio e 88 técnicos de nível superior para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

• Publicado: Terça, 22 de Julho de 2014, 18h17
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O anúncio ocorreu durante reunião realizada em Brasília, no último dia 9, com a presença do reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio de Abreu Monteiro, do vice-reitor, João Weyl Costa, e do pró-reitor de ensino e graduação, Diego Lisboa. Além dos prefeitos dos cinco municípios que contam com campi da universidade:  Marabá, Xinguara,  Rondon do Pará, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia.

Devido à grande demanda pela ampliação do ensino superior no Sudeste do Estado, os prefeitos e o deputado federal Cláudio Puty articularam o encontro para solicitar ao ministro que a implantação da universidade avance com maior rapidez.

Segundo o reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio Monteiro, “a autorização foi muito célere porque o ministro, na própria audiência, despachou a liberação dessas vagas para a Unifesspa. Isso nos dá condições de avançar mais rapidamente. Vamos ter que contratar esses servidores até 3 de julho por conta de vedação da legislação eleitoral. Já iniciamos a negociação com o Centro de Processos Seletivos – Ceps, da Universidade Federal do Pará, que é quem vai realizar os concursos, destaca o reitor. A distribuição das vagas será discutida nos Conselhos Superiores da Unifesspa.

O ministro José Henrique Paim ficou de estudar o pedido da construção de prédios nos campi universitários da Unifesspa, dos 5 municípios, para abrigar cursos que são muito importantes na visão dos prefeitos. Além disso, deverá discutir com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidente da República a liberação de créditos orçamentários para atender essas demandas.

“Efetivamente é uma demonstração do empenho do Governo Federal com a implantação da Unifesspa de forma célere e com qualidade. Nós vamos, com esse número de vagas, mais que dobrar a quantidade de servidores da instituição. É extremamente importante agora organizarmos mais um processo seletivo”, avalia o reitor Maurílio Monteiro.

As aulas dos 16 novos cursos da Unifesspa estão previstas para iniciar no mês de agosto de 2014.

Texto: Larissa Silva

Assessoria de Comunicação - Unifesspa