UNIFESSPA DÁ INÍCIO AO PROCESSO ESTATUINTE COM AMPLA PARTICIPAÇÃO SOCIAL

• Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2016, 18h50
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Foi deflagrada na tarde desta segunda-feira (4), o processo Estatuinte da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Estudantes, professores, técnico-administrativos da Universidade e diversos representantes da sociedade civil lotaram o auditório da Unidade I, do Campus de Marabá, durante o evento público que marcou o início da construção do novo estatuto da Universidade.

Na abertura do evento, foi exibido um vídeo explicativo sobre o processo Estatuinte. Por meio do recurso audiovisual, o público pôde compreender o passo a passo do processo, com base no regulamento aprovado pela resolução de número 10, do Conselho Universitário (Consun), de 19 de março de 2015. Também foi distribuído aos presentes um livreto contendo os principais documentos fundantes do processo Estatuinte.

O reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio Monteiro, abriu a solenidade agradecendo a presença de todos e exaltando a importância da participação plural e democrática no processo Estatuinte. “Só tem sentido a gente conduzir esse processo se ele for plural e democrático, com a participação ampla da comunidade. Nós estamos inseridos numa região com uma grande diversidade cultural, temos quilombolas, comunidades indígenas, e precisamos ter a capacidade de fortalecer a diversidade e valorizar o diverso”, destacou o reitor, desejando sucesso ao processo e vida longa ao novo estatuto.

O professor Rigler Aragão fez um resgate histórico da construção do regimento do processo Estatuinte. Em seguida, representantes de cada segmento universitário e da sociedade civil expuseram suas opiniões sobre o início do processo Estatuinte, destacando a importância do engajamento de todos nesse momento histórico para a Unifesspa.

Compuseram a mesa os estudantes Pablo Souza da Silva, representante do Diretório Central dos Estudantes e Eduardo Nunes da Silva, representante do Centros Acadêmicos Unidos. Representando os docentes, os professores Elias Faguri Neto e Narciso das Neves. Os técnico-administrativos foram representados por Júlia Silva de Paulo e Solange do Vale Ricarte da Silva.  E ainda, representando a sociedade civil organizada, Williamson Brasil, representante regional Sudeste da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará (FETAGRI), mais conhecido como Zuca Brasil.

Após as falas dos componentes da mesa, foi aberto amplo espaço para as opiniões do público presente. Ao final das manifestações, foi aprovada a data de 25 de abril de 2016 às 18:00, para a realização da assembleia universitária que dará sequência às etapas do processo Estatuinte.

DSC 0036           DSC 0016

DSC 0029           DSC 0056