UNIFESSPA REALIZA EVENTO PÚBLICO PARA DAR INÍCIO À CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 09h10
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Será deflagrado, no dia 4 de abril, o processo Estatuinte da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O evento público, aberto às comunidades interna e externa, será realizado às 15h, no auditório da Unidade I, do Campus de Marabá, e dará início às discussões sobre o novo estatuto da Universidade.

O estudante Pablo Souza, coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), disse que a mobilização do alunado é fundamental, pois será definido o conjunto de normas para o funcionamento da universidade. “Nós precisamos participar de forma ampla e ajudar a construir uma universidade que atenda aos anseios e necessidades dos estudantes”, afirmou.

De acordo com professor Hirohito Arakawa, este momento decisivo também deve contar com a participação em massa dos docentes da Unifesspa. “A estatuinte, entre outras coisas, vai definir os mecanismos de deliberação institucional. Vamos poder confirmar como os órgãos de deliberação serão representados e como eles devem funcionar, por isso, precisamos estar todos presentes e garantir o futuro da nossa universidade”, ressaltou.

A servidora Gildente Gonçalves registrou a necessidade de envolvimento dos técnico-administrativos, para garantir a valorização do servidor. “Os técnicos, bem como todos os segmentos da Universidade, precisam se apropriar do regulamento metodológico de construção desse processo, buscando mais espaço nas discussões, visando a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a valorização do servidor”, disse.

Para o representante regional Sudeste da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará (FETAGRI), Zuca Brasil, é preciso que haja a mobilização de todos os movimentos sociais e representantes da sociedade civil. “Chegou o momento decisivo e precisamos participar e garantir que o futuro da nossa instituição seja continuar a serviço da população, em benefício da agricultura familiar, entre outras demandas sociais”, comentou.

O reitor pro tempore Maurílio Monteiro destacou que a Unifesspa vem garantindo aos segmentos universitários todas as condições de engajamento democrático, observando os princípios de participação, transparência, objetividade e amplitude. O processo Estatuinte Unifesspa será gerido por uma Comissão Organizadora, composta por 15 membros, com representação de todos os segmentos da Instituição. Caberá à Comissão coordenar todas as etapas em conformidade com o regulamento do processo Estatuinte.

A Unifesspa foi criada em 5 de junho de 2013, por desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela Lei n.º 12.824. São campi da Unifesspa os polos de Marabá, Rondon do Pará, Xinguara, Santana do Araguaia e São Félix do Xingu.

Processo Estatuinte