PESQUISADORES DA FACEEL/UNIFESSPA SÃO FINALISTAS NO TERCEIRO DESAFIO DE APLICAÇÕES IPTV

• Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 16h25
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Pesquisadores da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (FACEEL), da UNIFESSPA – em parceria com outras universidades, apresentadas adiante – é um dos finalistas no 3rd IPTV Application Challenge e consiste em um desafio internacional de aplicações IPTV (popularmente conhecida como TV por protocolo de internet) que traz como tema “Melhor qualidade de vida com padrões internacionais: um mundo acessível para todos”. Esse desafio foi organizado pela ITU (International Telecommunication Union) e IPC (International Paralympic Committee) e tem como foco os aspectos de acessibilidade para conscientização da importância de acessibilidade para todos, em especial, para pessoas com diferentes níveis e tipos de deficiência.

O desafio consiste de duas fases: fase de proposição de conceito e fase de implementação. Na primeira, foram selecionados trabalhos com foco na acessibilidade, os quais foram avaliados por um júri designado pelo ITU e IPC, com o intuito de selecionar os melhores aplicativos conceituais para a fase final. Na última fase, os finalistas implementaram e submeteram as suas aplicações para avaliação usando o padrão ITU-T IPTV. O resultado será divulgado no final de maio e a aplicação vencedora será exibida nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Para esse desafio os pesquisadores da FACEEL, e parceiros, apresentaram e implementaram o conceito “​Listening TV: a different perspective about watching TV”, que tem como um de seus objetivos principais aprimorar a qualidade da experiência do consumo de conteúdo audiovisual por pessoas com deficiência visual. A ideia é fornecer-lhes mais detalhes por meio de audiodescrição caracterizando, por exemplo, o cenário e personagens, conforme seja sua interação com a interface do controle remoto da TV.

Os participantes dessa iniciativa são: Prof. Alex de Souza Vieira e os estudantes Adeilson Bezerra de Lima, Derek Oliveira Correia, Diego Lopes Silva, Jonas Ribeiro da Silva – Laboratório de Interfaces e Tecnologias Educacionais LABTED (em processo de criação)/FACEEL/UNIFESSPA; Prof. Dr. Carlos de Salles Soares Neto, MSc. Rosendy Jess Fernandez Galabo, Hedvan Fernandes Pinto e Daniel de Sousa Moraes - Laboratory of Advanced Web Systems – LAWS/UFMA (Universidade Federal do Maranhão); MSc. Rodrigo Costa Mesquita Santos - Telemedia/PUC-Rio (Laboratório de Sistemas Multimídias).

Por fim, vale ressaltar que essa ação foi realizada com apoio da PROEX/UNIFESSPA (Pró-Reitoria de Extensão e Ações Estudantis) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (NAIA/UNIFESSPA).

Mais informações sobre o desafio:  3rd IPTV Application Challenge

Third ITU IPTV Application Challenge: registration deadline extended