II Antologia Poética do Xingu: professores lançam livro organizado em parceria com a comunidade de São Félix do Xingu
No último dia 16 de maio, o Instituto de Estudos do Xingu (IEX), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sediou um momento especial para a cultura e a literatura regional: o lançamento da II Antologia Poética do Xingu.
O evento marca a culminância de uma importante etapa do projeto Ação de Extensão e Cultura no Xingu (AECX), coordenado pela professora Luciana de Barros Ataide e pelo professor Cristiano Bento da Silva.
O livro recém-lançado é a continuidade de uma ação iniciada em 2022, com o primeiro volume da antologia publicado em 2023, reunindo dezoito autores. Nesta nova edição, a coletânea cresceu e deu voz a vinte e oito autores, refletindo uma diversidade ainda mais ampla de estilos, idades, origens e perspectivas.
Segundo os organizadores, a obra vai além da simples reunião de poemas. Ela é fruto de um processo coletivo e consciente, que une lógicas racionais e poéticas para dar forma a uma expressão rica e plural.
Jovens e adultos, oriundos tanto do meio rural quanto urbano, do ensino superior e da educação básica de São Félix do Xingu (PA), expressam-se por meio de versos que abordam temas íntimos, existenciais e político-ecológicos.
Para o professor Cristiano Bento da Silva, o valor simbólico e literário da obra está em sua multiplicidade de vozes. "A representação da riqueza e do âmago do livro conflui para um único ponto: a diversidade", afirmou o docente.
Redes Sociais