Faced e ProfHistória lançam livro que revela uso da educação como controle ideológico na ditadura
A Faculdade de Ciências da Educação (Faced) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Unifesspa promovem, no dia 27 de maio de 2025, o lançamento do livro Estudo(s) de Problemas Brasileiros: a história de uma disciplina conflituosa e vigiada (1969–1993), de autoria do professor Davison Hugo Rocha Alves, publicado pela Paco Editorial. O evento será realizado no Auditório da Unidade I, em Marabá, às 19h.
A obra, resultado de sua tese de doutorado defendida em 2022, investiga os diversos momentos curriculares da disciplina Estudos de Problemas Brasileiros (EPB), criada durante a ditadura militar em 1969. Em sua fase inicial, a EPB compunha o repertório curricular brasileiro como uma expressão da pedagogia do cidadão-súdito, subordinada aos interesses do Estado. No entanto, a partir de 1977, a disciplina passou por transformações e passou a ser concebida sob a perspectiva da pedagogia do cidadão-participante.
Segundo o autor, a EPB oferece um estudo aprofundado sobre como a educação foi utilizada como ferramenta de controle ideológico durante o regime militar. A análise revela as complexas interações entre educação e política no Brasil no período pós-1969 e destaca os riscos da instrumentalização do ensino para fins ideológicos.
Serviço
Lançamento do Livro - Estudo(s) de Problemas Brasileiros: a história de uma disciplina conflituosa e vigiada (1969-1993)
Local: Auditório da Unidade I, em Marabá
Horário: 19h
Redes Sociais