Open(Co)Lab 2025: Unifesspa participa de curadoria em projeto internacional que une arte, tecnologia e ecologia multiespécie
Evento online, com cinco encontros quinzenais entre maio e julho, reúne artistas e pesquisadores de seis países para co-criar obras em rede, explorando relações entre humanos e não-humanos
O Media Lab da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participa da curadoria do Open(Co)Lab 2025, projeto que integra arte, tecnologia e ecologia em uma perspectiva pluriversal. Com foco em "práxis ecopoético-tecnológicas", o laboratório paraense traz à cena discussões sobre tecnodiversidade amazônica, articulando saberes locais com redes globais de criação.
A curadoria da Open(Co)Lab enfatiza a resistência aos modelos extrativistas, propondo tecnologias enraizadas no cuidado e nos afetos territoriais. Entre as referências estão pensadores como Nego Bispo e Donna Haraway, alinhados a uma visão de "EcoTecnoCeno" — conceito que desafia a crise ambiental através da arte.
O Evento
Organizado pelo coletivo HolosCiudade, a rede Media Lab/BR e apoiado pela Plataforma Ubqub, pela iniciativa Cosmotécnicas Amazônicas, a Unifesspa, a UFG, a UFRR e a UESI/UENF, o Open (Co)Lab promove:
- 5 encontros online (maio a julho/2025) com artistas do Brasil, Colômbia, Alemanha e outros países;
- Co-criação de uma obra artística coletiva, explorando fluxos invisíveis entre natureza e tecnologia;
- Debates sobre ontologias multiespécie, com ênfase em mídias interativas e contra-hegemônicas às big techs.
Programação
Datas: 17 e 31 de maio, 14 e 28 de junho, 12 e 26 de julho e 9 de agosto de 2025.
Programação e inscrições (gratuitas) no link - https://plantaformas.org/conferences/opencolab-2025
Inscrições
Gratuitas e abertas a artistas, pesquisadores e comunidades, as atividades ocorrem aos sábados, das 11h às 13h (horário de Brasília). Inscrições pelo link:
plantaformas.org/conferences/opencolab-2025
Redes Sociais