UNIFESSPA PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DOS 20 ANOS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

• Publicado: Terça, 22 de Março de 2016, 08h47
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

DSC 0045

Agricultores, professores, estudantes e diversas autoridades locais participaram na última sexta-feira (18), do seminário “História, Desafios e Perspectivas da Pedagogia da Alternância na Região Sudeste do Pará”. O evento marcou o início das comemorações dos 20 anos da Escola Família Agrícola da Região de Marabá (EFA).

Durante a conferência de abertura do seminário, o reitor pro tempore da Unifesspa, Maurílio Monteiro, destacou o papel da Escola Família Agrícola para a inserção social no campo. “Temos a perspectiva de construir uma sociedade diferente, de construir uma educação diferente, e isso não é obra de gestor, seja ele, reitor, diretor, secretário, prefeito; é obra nossa, conjunta, é acima de tudo, um desejo da nação”.

Para o reitor, comemorar 20 anos da EFA é uma prova de que a gente pode construir uma sociedade melhor que caminhe para romper com a desigualdade e que possa colocar a educação a serviço da sociedade.

Maurílio reforçou que não há democracia nem educação sem respeito e valorização à diversidade, seja no campo ou nos centros urbanos. “A trajetória da EFA é um marco importante na luta por sociedade e educação que incluem as pessoas como agentes transformadores”. Na ocasião, convidou o público do evento para participar da elaboração da Estatuinte Unifesspa, “um momento de institucionalizar as medidas de inserção social já adotadas pela Instituição”.

Durante a programação, houve palestras, debates e relatos de experiência dos alunos egressos da EFA, com histórias marcantes de jovens que tiveram suas vidas transformadas a partir da educação, com base na Pedagogia da Alternância. Alguns estão atuando no mercado, outros se tornaram professores da própria Escola.

Para o professor Iank Torres, aluno egresso da EFA, a pedagogia adotada pela Escola garante a inclusão social. “Isso possibilita aos alunos o acesso ao conhecimento sem abandonar as atividades na agricultura”, concluiu. A EFA atende a alunos do 6º ao 9º ano, filhos de agricultores de cerca de 28 assentamentos rurais distribuídos em quatro municípios do Estado. Eles passam 15 dias na escola e 15 dias com suas famílias.

História da EFA

A Escola Família Agrícola começou a funcionar no dia 18 de março de 1996, ao iniciar sua primeira turma com 22 jovens rurais. Ao longo da história, a EFA formou jovens em agricultores, técnicos e em agentes de desenvolvimento rural sustentável. Além de colaborar com a construção da educação no campo, a EFA serviu de base para a fundação da Escola Agrotécnica de Marabá, posteriormente transformada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Marabá (IFPA – Campus Rural).

DSC 0052DSC 0053