UNIFESSPA APROVA REGIMENTO DA COMISSÃO DE ÉTICA

• Publicado: Sexta, 18 de Março de 2016, 16h25
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aprovou na última reunião do Consun, realizada no dia 25 de fevereiro, o regimento da Comissão de Ética da Instituição. Na ocasião, foi eleita a primeira equipe que integra a Comissão. A partir de agora, a Unifesspa conta com mais um instrumento importante na busca pela excelência do serviço oferecido à população.

A Comissão de Ética tem como objetivo moralizar a Administração Pública, difundindo os princípios e condutas morais inerentes à Constituição. Ela deve zelar pelo cumprimento do Código de Conduta da Administração Federal, inspirando o respeito no serviço público.

De acordo com o secretário-executivo da Comissão, Fernando Rabelo, a comissão vai atuar de forma preventiva, fomentando as boas práticas no âmbito da Instituição. “Haja vista que já existem na Unifesspa os processos administrativos disciplinares, a Comissão entendeu ser importante, nesse momento inicial, focar nas ações preventivas, difundido boas condutas nas relações entre os servidores e nas relações com o público externo”, explicou o secretário.

Fernando Rabelo adiantou, ainda, que as ações da Comissão de Ética serão descentralizadas, atendendo às demandas dos diversos campi da Unifesspa. “Vamos atuar em todas as Unidades, chegando aos campi mais distantes, fazendo um trabalho de conscientização com toda comunidade acadêmica”, completou.

Para o reitor pro tempore da Unifesspa, professor Maurílio Monteiro, a criação da Comissão de Ética reflete a preocupação da Instituição no cumprimento dos seus deveres legais e, principalmente, em fazer com que a Universidade cresça de forma responsável, em busca da excelência. “Além de mediar conflitos inerentes à atividade pública, a comissão torna transparente e clara a atuação dos agentes públicos com a missão de formar recursos humanos de excelente qualidade e mudar uma sociedade com base em valores éticos”, destacou.

O reitor ressaltou ainda que a criação da Comissão de Ética atende a uma reivindicação dos servidores técnico-administrativos. “A Unifesspa cresce com essa preocupação, de possuir firmes instrumentos que garantam o fiel cumprimento do código de ética em nossa Instituição, uma garantia para que todos nós possamos ter um ambiente de trabalho tranquilo, regrando o comportamento de todos nós, independente do cargo que cada um exerça”, concluiu.

Membros da comissão:

A Comissão de Ética da Unifesspa é composta por três membros titulares e respectivos suplentes, escolhidos entre os servidores ocupantes de cargo efetivo e integrantes do quadro permanente de pessoal da Unifesspa, designados pelo reitor, para mandatos não coincidentes de três anos, sendo permitida uma única recondução.

A primeira comissão foi formada pelos seguintes membros:

Presidente: Marcel Ferreira Miranda

Secretário-Executivo: Fernando Ferreira Rabelo

Membros titulares: Gilmar Ramos da Silva, Raimunda Regina Ferreira

Membros suplentes: Amanda Gomes Mota, Glauber Paixão dos Santos, Thaisa Teixeira Ferreira Campos.