Unifesspa lança nova edição do PIBID e reforça parceria com escolas da educação básica
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou, nesta terça-feira (27), em Marabá, o evento de abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que marca o início de uma nova edição do programa na instituição. O programa é uma parceria entre a universidade e as escolas da educação básica do município, e tem como objetivo promover a iniciação à docência e fortalecer a formação de futuros professores.
O evento contou com a presença da vice-reitora da Unifesspa, profa. Lucélia Cavalcante, pró-reitores, o diretor-geral de Ensino da Secretaria de Educação de Marabá (SEMED), Fábio Rogério Rodrigues, professores, coordenadores e membros dos subprojetos. Durante a cerimônia, os coordenadores tiveram a oportunidade de compartilhar as expectativas para os dois anos de projeto, destacando a relevância da integração entre teoria e prática na formação dos discentes.
Como convidado, o prof. Tiese Teixeira (Faced/ICH), ministrou a palestra “PIBID no sul e sudeste paraense: desafios na formação docente”. No decorrer do evento, os participantes puderam discutir, ainda, as ações previstas para o ciclo, assim como os desafios e as oportunidades que surgem com a execução do programa.
Geovanni Cabral, coordenador do PIBID na Unifesspa, enfatizou que o evento é o início de uma jornada que visa enriquecer a experiência dos alunos. Ele destacou a importância do programa para que os estudantes possam vivenciar o ambiente escolar desde os primeiros períodos da graduação, em um contato direto com as práticas pedagógicas. “Ao longo dos dois anos de execução, o programa busca promover a troca de experiências e aprendizados entre a universidade e as escolas da rede pública”, reforça.
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, profa. Maura dos Anjos, ressaltou a importância do programa na articulação entre a universidade e a educação básica. Ela destacou o papel da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) na mobilização e no fortalecimento da parceria com os cursos de licenciatura.
Parcerias, que segundo ela, devem visar não apenas o apoio financeiro, mas também a construção de uma compreensão mais ampla sobre o papel da universidade na tríade ensino, pesquisa e extensão. "O PIBID é um programa da Capes, a Unifesspa participou concorrendo nacionalmente e teve esse projeto aprovado, que terá duração de 24 meses", afirmou.
Para a vice-reitora, o seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) inaugura um espaço de debates, reflexões e lança luz para direcionar contribuições para uma formação inicial qualificada em contextos de vivências na e com as escolas públicas.
"A Unifesspa tem o compromisso com a formação docente na Amazônia Paraense e o PIBID/Unifesspa propicia uma oportunidade privilegiada de formação teórico-prática de imersão no cotidiano escolar em suas múltiplas dimensões, comprometida com uma formação emancipadora de nossos licenciandos e licenciandas. Nossos bolsistas e coordenadores PIBID/Unifesspa estão de parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido em parceria e diálogos com a Educação Básica”, declarou Lucélia.
O PIBID abrange 144 bolsistas e 6 coordenadores dos subprojetos, que atuam nas áreas das licenciaturas em Matemática, Ciências Naturais, Química e Letras – Português. Envolve, também ,18 escolas da educação básica de Marabá.
Redes Sociais