Projeto Quelônios promove soltura de tartarugas no rio Tocantins, em Itupiranga, com participação de comunidades locais
O Projeto Quelônios do Sudeste do Pará, iniciativa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), realiza neste mês de março mais uma edição do tradicional ato de soltura de filhotes de tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa) e tracajás (Podocnemis unifilis) no rio Tocantins. O evento busca fortalecer o manejo e a preservação dessas espécies ameaçadas pela intensa atividade humana na região.
Desde 2017, o projeto vem promovendo o manejo das espécies e já devolveu mais de 200 mil filhotes ao meio ambiente. A ação conta com o apoio das prefeituras de Itupiranga, Nova Ipixuna e Marabá, além do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Marabá, da Eletrobrás e da Fundação Zoobotânica de Marabá.
Depois da soltura realizada em Marabá, agora é vez do ato coletivo ‘Soltura de Quelônios da Amazônia’, na cidade de Itupiranga, conforme programação:
- 22 de março, às 16h – Soltura na Base Familiar de Manejo de Quelônios ‘Santo Antonino’;
- 23 de março, às 16h – Soltura na Base Familiar de Manejo de Quelônios ‘Vila Saúde’;
- 29 de março, às 9h – Ato Coletivo de Soltura de Quelônios na ‘Vila Tauiry’.
O evento é aberto a gestores públicos, lideranças comunitárias, colônias de pescadores e toda a população dos municípios vizinhos. “É um esforço coletivo fundamental para evitar a extinção dessas espécies, tão importantes para o equilíbrio ambiental dos nossos rios”, destaca o Núcleo de Educação Ambiental da Unifesspa.
Além de fortalecer a educação ambiental nas comunidades ribeirinhas, o projeto também promove a valorização dos saberes locais e o engajamento das famílias no manejo dos quelônios, tornando-se referência na região. Os organizadores esperam ampla participação da comunidade para mais uma celebração da vida e da preservação ambiental na bacia do Tocantins.
Redes Sociais