Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inauguração do prédio da Unifesspa em Canaã dos Carajás marca avanço da educação superior no sudeste paraense

  • Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 13h26
  • Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 09h59
  • Acessos: 258

IMG 7488Na última sexta-feira, 28 de junho, cerca de 700 pessoas prestigiaram a inauguração do prédio da Unifesspa no Polo Universitário de Canaã dos Carajás. A cerimônia contou com a presença de autoridades, docentes, discentes, servidores municipais e visitantes. As novíssimas instalações contam com salas de aula, laboratórios diversos, biblioteca, espaços de convivência, salas administrativas e auditório.

A estrutura multifuncional oferecerá uma série de benefícios tanto para os cursos atualmente em andamento, como também para os futuros cursos. O discurso da Prefeita Josemira Gadelha, do Reitor e da Vice-Reitora da Unifesspa, professores Francisco Ribeiro da Costa e Lucélia Cavalcante, foram os mais esperados e muito aplaudidos pela plateia presente. Afinal, era um momento muito aguardado.

A discente Nig Muy, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, compartilhou com os presentes sua trajetória até à Unifesspa. “Eu não precisei sair de Canaã e, se Deus quiser, meus filhos não irão sair, pois temos cursos superiores aqui em nossa cidade”, declarou emocionada. Nig destacou a importância da universidade na vida dos canaãenses, permitindo que jovens possam se profissionalizar sem precisar se deslocar para outros municípios.

IMG 7331O Secretário de Planejamento, Geam Meirey, enfatizou que o polo representa a transformação para os acadêmicos aqui de Canaã dos Carajás. “Receber uma infraestrutura dessa com excelência de qualidade, uma infraestrutura onde poderá acolher com salas de aulas climatizadas, laboratórios preparados para poder atender todos os cursos que nós já temos aqui. E a gente poder de fato, dar esse salto no ensino superior aqui de Canaã dos Carajás.”, afirmou.

Já a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Ferreira celebrou o fato de a cidade poder ter um campus com toda estrutura para fortalecer a educação da região. “É muito importante que os filhos de Canaã tenham condições de estudar em sua cidade e assim ajudar o seu Município a crescer e desenvolver”, acrescentou.

A vice-reitora da Unifesspa, Lucélia Cavalcante, destacou que o novo campus contribuirá para a defesa da educação pública em Canaã dos Carajás. “Isso representa a realização de um sonho que eu, o professor Francisco e a Prefeita Josemira sonhamos juntos. É a materialidade de uma política pública em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, ressalta.

Para o professor Francisco, se tratou de dia de festa e de celebração do compromisso firmado entre a Unifesspa e a Prefeitura. “Nenhuma universidade nesta região tem uma parceria como nós temos com Canaã dos Carajás e isso muito nos anima, nos orgulha”, revelou.

IMG 7355Segundo o reitor, com a implantação de mais cursos e o crescimento da cidade, cada vez mais haverá demanda por profissionais que tenham uma boa formação. Não apenas engenheiros, agrônomos, geógrafos, mas, também alunos das Licenciaturas, futuros professores do Ensino Básico. “Serão muitos os novos cursos que virão, além disso temos um compromisso com a Prefeita para lutar pelos cursos da área da saúde”, revelou.

A implantação da Unifesspa em Canaã dos Carajás não só amplia as oportunidades de formação superior, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região. Com cursos variados e uma infraestrutura adequada, será um polo de excelência educacional e uma referência para toda a comunidade.

A inauguração foi um momento de celebração para estudantes, professores e a comunidade local, que agora contam com uma estrutura moderna e equipada para atender às necessidades acadêmicas. Os representantes do Conselho Gestor do Fundo Municipal, Secretários de Governo, vereadores, professores da Unifesspa, munícipes e convidados, estiveram atentos a todas às falas e na expectativa do futuro campus da Unifesspa em Canaã dos Carajás. Para fechar o evento com chave de ouro, Josemira Gadelha anunciou que as aulas iniciariam no próprio dia 28, no período da tarde.

IMG 7350

Fim do conteúdo da página