3º Colóquio Gênero e Literatura na Amazônia será realizado em julho

• Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 08h21
  • Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 08h23

coloqui generoA terceira edição do evento de literatura Colóquio de Gênero e Literatura na Amazônia tem a intenção de construir espaço de diálogo com diversidade de vozes que compõem o país, na construção efetiva da produção do conhecimento que visa a reforçar as lutas pelas emancipações coletivas e sociais.

O evento faz parte da agenda coletiva de três grupos de pesquisas e estudos Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GELL), vinculado ao Instituto Federal do Mato Grosso; Grupo de Estudos Mulheres, Emancipações e Literaturas (GMELLS) e Grupo de Estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses (GEPEPs), ambos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que debatem/discutem sobre linguagens, gênero, raça, classe, literaturas, interseccionalidades, ecofeminismo, feminismos e sexualidades.

A partir da questão Qual é o lugar do sujeito-corpo da mulher na Literatura, na Amazônia e no Mundo? propomos esta edição com a temática “Literaturas Insubmissas e Interseccionalidade: pensar-ser-estar mulher na Amazônia e no Mundo”, com o objetivo de socializar pesquisas e estudos nos espaços acadêmicos e fora dele. Além disso, o evento trará reflexões sobre (re)construir lugares de fala, de conhecimento, de pensamento e de pertencimento de mulheres que através de literaturas insubmissas encontram espaços interseccionais de viver-escrever-pensar-ser na sociedade e no Mundo.

O colóquio ocorrerá nos dias 24 e 25 de julho de forma híbrida e gratuita, com a presença confirmada das Professoras Doutoras Fernanda Vieira (UEMG) e Mirian Santos (UNIFESSPA) e da Escritora Quilombola Roberta Tavares.

O evento irá acolher propostas de Comunicações Orais, Pôster, Relatos de Experiências, Documentários e Fotografias em diferentes áreas do conhecimento: Letras, Cinema, Artes, Sociologia, Educação, Antropologia, História e Filosofia, no intuito de promover análises dos movimentos históricos de silenciamento e apagamento de obras, de escritoras e cenas culturais, artísticas e literárias.

As inscrições para SUBMISSÃO DE TRABALHOS começam no dia 04/03/24 e vão até o dia 04/05/24. E para OUVINTES começam no dia 04/03/24 e vão até o dia 23/07/2024.

As inscrições poderão ser realizadas, bem como ter acesso a programação geral através do site: https://www.even3.com.br/iii-coloquio-genero-e-literatura-na-amazonia-433658/

programacao coloquio

*Com informações da organização do evento