Unifesspa participa do Encontro Nacional “Educação do Campo, das Águas e das Florestas”

• Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 15h30
  • Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 15h31

encontro educacao campo2Com o objetivo de debater diretrizes que permitam a atualização, ampliação e fortalecimento da Política Nacional de Educação do Campo, está sendo realizado, entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março, em Salvador, o Encontro Nacional “Educação do Campo, das Águas e das Florestas”.

O reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, participou do evento representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a Unifesspa. Na ocasião, discursou sobre as iniciativas da Andifes em torno da pauta.

Ribeiro afirmou que Andifes está discutindo a criação de um grupo de trabalho sobre os Cursos de Educação do Campo e a pedagogia da alternância, como uma forma de se fazer educação integrada aos sujeitos que são estudantes e são estudados.

No âmbito da Unifesspa, o reitor falou sobre a criação de uma pró-reitoria destinada às Ações Afirmativas e Inclusão. Lembrou, ainda, das ações do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, órgão suplementar da administração superior que atua transversalmente na promoção de ações afirmativas, diversidade, autonomia cultural e defesa dos direitos civis.

“Vamos dar um passo importante no rumo da perenização dessas políticas de inclusão com o compromisso em concentrar esforços e otimizar os recursos destinados a garantir a permanência de estudantes de graduação em situação de risco social e realizar o enfrentamento à perpetuação das desigualdades sociais e à discriminação de grupos historicamente excluídos dos espaços legitimados de poder”, disse.

Por fim, o reitor falou sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pela Unifesspa, que recentemente recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Segundo ele, essa licenciatura é fruto de uma construção coletiva há 26 anos e recebe alunos de mais de 200 comunidades.

encontro educacao campo“Este curso de graduação é de extrema importância por suas práticas bem-sucedidas no atendimento das populações rurais. A história da criação da própria Unifesspa está ligada a essa trajetória da Educação do Campo e a Luta local pela formação de professores travadas por movimentos do campo e da cidade

Durante quatro dias, estarão reunidas representações de redes, fóruns, coletivos, gestores, docentes, professoras/es das escolas do campo, militantes dos movimentos sociais, estudantes e egressos, em torno de debates e reflexões, sobre os desafios e possibilidades da educação do campo em diálogo com as demandas dos povos do campo, das águas e das florestas.

Sobre - O evento integra a iniciativa do Ministério da Educação da Diretoria de Políticas de Educação do Campo e Educação Ambiental (Dipecei-Secadi), numa parceria com o Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o governo da Bahia.

A realização do ENECAF demarca o compromisso do MEC com a retomada dos espaços de participação social na proposição, avaliação e execução das políticas públicas educacionais, fomentadas pelo Governo Federal e desenvolvidos pelas Universidades e Institutos Federais, Fóruns Estaduais e Municipais de Educação do Campo, Movimentos Sociais, Escolas Públicas e Comunitárias da Pedagogia da Alternância.