Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

2º FESTIVAL INTERNACIONAL AMAZÔNIDA DE CINEMA DE FRONTEIRA / FIA CINEFRONT II TEMA: “INDÍGENAS, CAMPONESES E GUERRILHEIROS: RE-EXISTÊNCIAS NA FRONTEIRA AMAZÔNICA”

  • Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 15h40
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 3166

Indígenas, camponeses e guerrilheiros são personagens principais dos filmes que serão exibidos nas cidades de Belém, Marabá, Xinguara, Santana do Araguaia, Rondon do Pará e São Félix do Xingu, bem como em três aldeias indígenas e em Lima, no Peru. Os filmes do II FIA CONEFRONT discutem um processo histórico, complexo e diverso em situações de violência e resistências de minorias na Amazônia Oriental.

O II Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA CINEFRONT) apresentará uma série de filmes que têm como foco o processo de lutas, resistências e conflitos instalados na Amazônia Oriental, no período da ditadura militar brasileira (1964-1985) nos quais têm como protagonistas, os camponeses, os indígenas e os guerrilheiros que habitaram (ou habitam) a Amazônia.


O II FIA CINEFRONT é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa/PROEX). Este ano, o II FIA CINEFRONT terá como tema “Indígenas, camponeses e guerrilheiros: re-existências na fronteira amazônica” e acontecerá no período de 11 a 15 de abril.


Em Marabá, acontece em ambientes diferentes: auditório da Unifesspa (Campus 1), Cine Marrocos, Biblioteca Municipal  Orlando Lima Lobo e escolas públicas. Xinguara, Santana do Araguaia, Rondon do Pará e São Félix do Xingu, cidades em que a Unifesspa mantém Campus, terão programação em dias alternados, neste mesmo período.


A edição deste ano ganhou mais musculatura – e, portanto, espera-se maior visibilidade e repercussão entre diferentes atores sociais - com parcerias institucionais importantes e o envolvimento da Universidade Católica do Peru, em Lima – com a adesão do Taller da Antropologia Visual, que vai propiciar debate das diferentes realidades amazônicas. O II FIA CINEFRONT integra as atividades culturais do 103º aniversário de Marabá – em parceria com a Prefeitura Municipal de Marabá.


Este ano, também, aumentou a mobilidade do II FIA CINEFRONT democratizando o acesso a outros povos diretamente envolvidos no cenário de lutas de resistência como os Kayapó integrantes das aldeias Turedjãm (em Ourilândia do Norte) e Kokraimoro (em São Félix do Xingu), bem como o da Reserva Mãe Maria, da Aldeia Parkatêjê, em Marabá.


A Capital, Belém abre o II FIA CINEFRONT, no sábado, dia 09 de abril, com exibições de filmes e debates no auditório da Casa das Artes, no bairro de Nazaré. O filme “Osvaldão” está previsto para ser exibido às 17h seguido de debate com o professor Evandro Medeiros coordenador geral do evento e integrante da DAI/PROEX/Unifesspa  e o advogado Paulo Fonteles, da Comissão da Verdade do Pará.


O Acampamento da Juventude Sem Terra na Curva do S, em Eldorado dos Carajás encerra o II FIA CINEFRONT, no sábado, dia 16 de abril. Em Eldorado dos Carajás, o evento contribui com as atividades políticas e culturais em homenagem a memória dos camponeses mortos no Massacre de Eldorado. Está previsto a exibição do filme “Osvaldão” seguido de debate com os diretores Fábio Bardella e André Michiles; e a participação do advogado Paulo Fonteles naquarta-feira, dia 13; noutro dia, a exibição do filme “Corumbiara”, do diretor Vicent Carelli. Nosábado, dia 16 acontecerá a exibição dos filmes “Daqui a nada”, de Mariana Santarelli; e “Ninguém come carvão”, do diretor Vicent Carelli e o show de encerramento do festival com a banda Lauvaite Penoso, previsto para as 22h.


Este ano o II FIA CINEFRONT abrirá espaço para debate e a exibição de sessões especiais de filmes do Festival de Cinema Curta Carajás e do Festival Internacional de Cinema do Caeté, parceiros do evento, que retratam nas obras cinematográficas selecionadas temas que circulam pela Amazônia, além da promoção de oficinas que estimulem e ampliem o protagonismo de produtores locais e o uso de cinema como arma política contra a colonialidade.


O II FIA CINEFRONT espera que a exibição de filmes, debates e oficinas, assim como o trabalho documental do indigenista Vicent Carelli, “inspirem todos espectadores a refletir sobre a Amazônia como fronteira global do capitalismo e do colonialismo, marcada por conflitos e possibilidades”, informa o folder oficial do evento.

Diretor homenageado

Neste ano, o II FIA CINEFRONT homenageia o diretor Vicent Carelli, indigenista, documentarista, fundador do Vídeo nas Aldeias e diretor de filmes como “Ninguém come carvão” (1991) que denuncia a destruição da floresta pelas siderúrgicas instaladas no Pará e Maranhão; “Qual é o jeito Zé” (1992) que registra o conflito fundiário em Buriticupu (MA) entre trabalhadores sem terra e jagunços com apoio de policiais no eixo da ferrovia de Carajás; “Corumbiara” (2009), que relata o massacre de índios na Gleba Corumbiara, em Rondônia, entre outros.


Carelli esteve pela primeira vez na região amazônica em 1969, em visita aos índios Xibrin do Catete. Essa visita transformou-o como pessoa e profissional. O impacto da visita o fez estudar e ser aprovado, por concurso público, para ingressar na FUNAI (Fundação Nacional do Índio) no cargo de indigenista. Em meio ao período da ditatura militar, Carelli deixou o Estado para se unir as resistências e lutas do movimento indígena e indigenista.


Na condição de fotojornalista fez grandes coberturas documentais sobre a Guerrilha do Araguaia, em parceria com os jornalistas Palmério Dória, Sérgio Buarque e Jaime Sautchuk – reportagens que ganharam ampla repercussão ao serem publicadas na revista “História Imediata”.

 

Programação Marabá

 

Segunda, 11 de abril

Cine Marrocos

Abertura [Pró-Reitor de Extensão e Secretário Municipal de Cultura de Marabá]

Filme: Osvaldão [2015, 80 min]

Debate: Fabio Bardella e o André Michiles [Diretores] e Paulo Fonteles [Comissão da Verdade

do Pará]

Horário: 19h

 

Terça, 12 de abril

Auditório do Campus I UNIFESSPA

Filmes: Araguaia Campo Sagrado [2009, 51 min], Osvaldão [2015, 80 min]

Horário: 16h

 

Cine Marrocos

Filme: Concerning Violence [A Respeito da Violência, 2014, 85 minutos / Diretor: Göran

Olsson ]

Debate: Charles Trocate [Poeta e Membro do MST] e Felipe Milanez [Cineasta e Curador do

FIA CINEFRONT]

Horário: 19h

 

Quarta, 13 de abril

Biblioteca Municipal

Oficina de Cinema do Festival de Cinema Curta Carajás

Ministrante: Ivan Oliveira [Coordenador do Curta Carajás]

Horário: 9 as 18h

 

Auditório do Campus I UNIFESSPA

Filmes: Corumbiara [2009, 117 min]

Debate: Vincent Carelli [Diretor] e Felipe Milanez [Cineasta e Curador do FIA CINEFRONT]

Horário: 16h

 

Cine Marrocos / Sessão Especial Festival Internacional de Cinema do Caeté – FICCA

Filmes Diversos

Debate: Francisco Weyll e Adriana Trindade [Coordenação FICCA]

Horário: 19h

 

Quinta, 14 de abril

Biblioteca Municipal

Oficina de"Atelier Poéticas para uma Guerrilha Audiovisual Amazônida"

Ministrante: Francisco Weyll [ Coordenador do FICCA]

Horário: 14h

 

Auditório do Campus I Unifesspa/Sessão Filmes Internacionais

Filmes diversos

Debate: Ginno Pérez [Peru]

Horário: 16h

 

Cine Marrocos / Sessão Especial Festival de Cinema Curta Carajás

Filmes Diversos

Debate: Ivan Oliveira [Coordenador do Curta Carajás]

Horário: 19h

 

Sexta, 15 de abril

Biblioteca Municipal

Oficina: "Atelier A Invisível Resistência do Kynema Amazônida"

Ministrante: Francisco Weyll [Coordenador do FICCA]

Horário: 14h

 

Cine Marrocos / Sessão Especial Diretor Homenageado

Filmes: "Ninguem come carvão" [1991, 14min], "PEMP" [1998, 27 min] e "Krohokrenhum, eu

não posso morrer de graça".

Debate: Vincent Carelli [Diretor] e Felipe Milanez [Cineasta e Curador do FIA CINEFRONT]

Horário: 19h

 

Encerramento Show Musical

Banda Lauvaite Penoso

Horario: 22h

Local: a definir

Programação Acampamento da Juventude Sem Terra [Curva do S – Eldorado dos Carajás]

A definir

Programação dos Campi UNIFESSPA

Rondon do Pará, São Felix do Xingu, Xinguara e Santa do Araguaia: a definir.

 

Comissão Organizadora

Coordenação Geral: Evandro Medeiros, Claudiana Guido e Lucivaldo Costa [ProexUNIFESSPA],

Genival Crescencio e Marisol Nascimento [SECULT/Prefeitura de Marabá], Ayala

Ferreira e Pablo Neri [MST]

Curadoria: Felipe Milanez [CECULT – UFRB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia]

Produção Artística e Fotográfica: Alexandra Duarte [Trama Teia Produções]

Cobertura Jornalística: Francisco Chagas e Flávia Lisboa [Marabá Notícias]

Coordenadores de Festivais Parceiros: Francisco Weyll e Ivan Oliveira

 

Mais informações: PDF 

Site: PROEX

 

Fim do conteúdo da página