Proex lança Guia de Curricularização da Extensão na Unifesspa e inicia formação junto às Unidades

• Escrito por Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis
  • Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 15h05
  • Última atualização em Quinta, 18 de Mai de 2023, 18h08

GUIA FINAL 1 page 0001A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), por meio da Diretoria de Extensão e Ação Intercultural (Dext), tem desenvolvido uma série de iniciativas para subsidiar a curricularização da extensão, em articulação com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação e Unidades Acadêmicas, principalmente. Em 2022, por meio da Resolução Consepe n° 615/2022, foi aprovada a Política de Extensão da Unifesspa, que busca incentivar a formação, produção e difusão das ações extensionistas produzidas pela comunidade acadêmica com outros setores da sociedade para  potencializar e fomentar a função social da universidade.

O Prof. Dr. Marcelo Gaudêncio Brito Pureza, Chefe da Divisão de Extensão, aponta que a extensão não é uma atividade nova nas universidades brasileiras. “O próprio embrião da Unifesspa é de uma atividade extensionista: o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Marabá de onde surgimos ocupava alguns pontos do então campus avançado da Universidade de São Paulo criado pelo Projeto Rondon”, relembra.

Na atualidade, o desafio tem sido incorporar ainda mais a extensão no cotidiano do Ensino Superior, o que foi estimulado, sobretudo, após a Resolução MEC/CNE/CES nº 7/2018 que estabelece que “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”.

Guia de Curricularização da Extensão

Para orientar a incorporação da extensão nos currículos, a Dext lançou o Guia de Curricularização da Extensão. Este documento tem como objetivo detalhar procedimentos inerentes à integração da extensão à matriz curricular dos cursos de graduação e está estruturado em três seções: inicia com uma apresentação teórico-conceitual sobre do que se trata extensão universitária; posteriormente, apresenta a extensão na Unifesspa; e, por fim, traz orientações sobre como proceder com a curricularização da extensão.

Clique aqui para visualizar o guia em PDF!

dext rpexEncontros de Formação sobre Curricularização da Extensão

Em 11 de abril de 2023, foram iniciados encontros formativos semanais junto às Unidades acadêmicas para discutir sobre o processo de curricularização da extensão dos cursos de graduação da Unifesspa, bem como capacitar coordenadores de cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Coordenadores  e  dos cursos de graduação sobre as novas funcionalidades do SIGAA para a curricularização da extensão.

O público-alvo da ação são os membros dos Núcleos Docentes Estruturantes, Coordenadores de Graduação e Coordenadores de Extensão de todos os cursos, bem como as Coordenações Pedagógicas e Acadêmicas dos Institutos.

O papel da Cultura na Extensão Universitária

A dimensão da cultura está presente desde a concepção de extensão e perpassa vários de seus objetivos, princípios e assunções éticas. Afinal, segundo as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, ela deve incentivar “a atuação da comunidade acadêmica e técnica na contribuição ao enfrentamento das questões da sociedade brasileira, inclusive por meio do desenvolvimento econômico, social e cultural”.

Neste sentido, é importante promover na curricularização o desenvolvimento das atividades culturais em diálogo com os atores e grupos sociais da região, na perspectiva de potencializar e valorizar suas expressões culturais e artísticas, no contexto plural e diverso.

Página da Proex congrega documentos sobre extensão

Além do Guia, a Dext tem também produzido outros documentos orientadores que possam subsidiar docentes, discentes e atores da comunidade externa nos processos relativos à curricularização. “Na escuta que estamos fazendo a partir dos encontros com as unidades, estamos compreendendo as demandas e necessidades e, a partir daí, buscaremos produzir novos materiais que possam auxiliar nesse processo”, afirma o Prof. Dr. César Augusto Paro, Chefe do Departamento de Registro e Acompanhamento de Programas, Projetos e Ações Institucionalizadas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis - Derappa.

proex dextA página eletrônica da Proex possui agora a aba “Curricularização da Extensão”, que concentra todas as informações e produções sobre a temática. Além disso, a divulgação de todo o processo também poderá ser acompanhada pelas redes sociais da pró-reitoria (@proex.unifesspa).

Caso sinta necessidade de maiores informações e esclarecimentos, contate a equipe da Dext que fica no 1° andar do Prédio Administrativo da Unidade III/Campus Marabá. Para contato eletrônico, escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e, para contato telefônico, ligue para (94) 2101-7134.

Texto: Dext/Proex