A TURMA DE LETRAS PORTUGUÊS 2014 PROMOVEU NO DIA 19 FEVEREIRO 2016, O DEBATE, “A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA E INDÍGENA NOS DIAS ATUAIS”

• Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 10h46
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A turma de Letras Português 2014 promoveu na manhã da última sexta-feira (19), o debate, “A condição da mulher negra e indígena nos dias atuais”, que contou com a participação da cacique Teriwere Suruí, da socióloga e ativista Etiane Patrícia, com intermediação do cientista social Adriano.

Antes do debate os alunos escutaram atentamente os relatos da cacique Teriwere e da professora Etiane acerca de experiências do cotidiano relativas a visão da sociedade para com a mulher indígena e para com a mulher negra.

Na sequência, os alunos puderam fazer perguntas para as convidadas. Dentre as questões apontadas, destaque para a escolha da primeira mulher para ser cacique e a manutenção da língua e cultura indígena nas novas gerações da aldeia. Já para a socióloga Etiane Patrícia foram apontadas questões como a visão geral da sociedade em relação ao negro; a diferença de tratamento do branco para o negro e a necessidade de luta pela causa.

Todos os pontos debatidos tinham total relação com o conteúdo trabalhado na disciplina Literatura Brasileira I, ministrada pela professora doutora Liliane Batista Barros, que também fez perguntas às convidadas, além de dar contribuições a fim de chamar a atenção da turma para a ligação entre a disciplina e a troca de conhecimento que ocorreu durante toda a manhã.

O momento culminou na socialização entre os alunos e os convidados, que puderam interagir de maneira mais informal.

Fotos do Evento