Projeto Samadhi: Sessões de meditação acontecem sempre às segundas e sextas no prédio da Psicologia

• Publicado: Terça, 16 de Mai de 2023, 11h27
  • Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 16h22

meditação estreiaprojetoComeçaram na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) as práticas de meditação do projeto de extensão Samadhi. A partir de agora, a comunidade acadêmica da Unidade III do Campus Marabá e comunidade do entorno contam com um espaço aberto e gratuito para a prática de meditação. As sessões acontecem duas vezes por semana, sempre às segundas-feiras, às 10h30 e às sextas-feiras, às 14h30. As práticas acontecem no Centro de Psicologia Aplicada (CPSI), prédio da Psicologia localizado ao lado do Bloco Central.

Servidores e alunos da Unidade III do Campus Marabá participaram da primeira sessão realizada nesta segunda-feira (15), com uma prática de Mindfulness. A sessão foi guiada pela estudante de Psicologia da Unifesspa, Sabrina Alana, líder do projeto e que está desenvolvendo o tema meditação como trabalho de conclusão do curso. Também integram a equipe os estudantes João Fonseca e Laena Antunes, ambos estudantes do 9º período do curso de Psicologia, sob a coordenação do Prof. Dr. André Picolli.

Na sessão de estreia do projeto, Sabrina apresentou os objetivos do projeto Samadhi e comentou os principais conceitos e benefícios da meditação para a saúde e qualidade de vida. Uma prática de meditação com a uva passa foi apresentada e serviu para demonstrar a importância de sair do piloto automático e a busca pela atenção plena em atividades do cotidiano. Em seguida, os participantes foram guiados numa meditação que durou cerca de 10 minutos.

A servidora Isabela Leal foi uma das participantes na abertura do projeto. Ela comentou sobre a vantagem de meditar em grupo. “Há muito tempo eu me interessei sobre a prática budista e li um livro sobre meditação. Tentei realizar a prática sozinha algumas vezes, mas não foi muito fácil. Agora, puder fazer a experiência de meditar em grupo e gostei bastante“, comentou.

meditação 2O estudante Pedro Vinícius destacou a vantagem da meditação guiada para pessoas que tem dificuldades para meditar ou que ainda são iniciantes. “Foi muito interessante a forma como a prática nos foi apresentada. Pra quem nunca meditou antes essas ferramentas utilizadas facilitam bastante. Foi muito bom”, disse.

Ao final da prática de Mindfulness, todos foram estimulados a observar como se sentiam após a meditação e a exercitarem a prática da atenção plena durante outras atividades do dia a dia, como a caminhada, o banho, a refeição, entre outros. A técnica da atenção plena permite que o participante sinta e veja claramente o que está sentindo e como esses afetos são revelados tanto no fisiológico quanto em seu estado emocional, de modo que tal compreensão o auxilie a enfrentar os diversos desafios que encontra em sua vida cotidiana.

Para participar do projeto, não é necessário nenhuma preparação ou conhecimento prévio, basta comparecer ao espaço nos horários e datas estabelecidos para meditar. Os interessados podem acompanhar as dicas e conteúdos relacionados à meditação no perfil do projeto no Instagram (@samadhi_medita). Para saber mais, acesse as redes sociais ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Serviço:
Sessões abertas para práticas livres de meditação na Unifesspa
Local: No prédio da Psicologia - Centro de Psicologia Aplicada (CPSI), Unidade III - Campus Marabá (Loteamento Cidade Jardim). Próximo ao Bloco Central.
Datas: Segundas-feiras, às 10h30 e sextas-feiras, às 14h30
Público-alvo: Aberto ao público em geral (comunidades interna e externa à Unifesspa)

Texto: Laena Antunes (DSQV)