GRUPO DE PESQUISA NÚCLEO DE CARTOGRAFIA SOCIAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

• Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará

Cartaz Socilaizacao de atividades final

As atividades do Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia do Sul e Sudeste do Pará consistem em ações de pesquisa e extensão com foco na cartografia de situações socioambientais, culturais, políticas e identitárias. De caráter interinstitucional e liderado por professoras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e Universidade Federal do Pará, agrega pesquisadores de diferentes instituições e formações em torno das linhas de pesquisa. As reflexões acerca da realidade amazônica se dão a partir do Sul e Sudeste do Pará, na interseção dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Pois estas consubstanciam áreas de referência e de privilegiada dinâmica social de interesse para análises e autocartografia, em diálogos de conhecimentos, contextos e agentes sociais. O grupo está vinculado as ações no âmbito do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia qual desde 2006 têm-se produzido debates, exposições, pesquisas, trabalhos acadêmicos e as publicações sobre a região. São fascículos, livros, artigos, boletim informativo, mapas e vídeos documentários. Mais recentemente produziu fascículos sobre quebradeiras de coco babaçu, assentados, acampados e indígenas e caderno de cartografia através do projeto “Mapeamento Social como Instrumento de Gestão contra o Desmatamento e a Devastação: Processo de Capacitação dos Povos e Comunidades Tradicionais”. Desde 2014 está em andamento o “Projeto Cartografia Social dos Babaçuais, e mapeamento da região ecológica dos babaçuais”. E o grupo desenvolve desde 2014 o Projeto e Programa de extensão “Línguas em Narrativas: território, práticas culturais e a cosmologia Akrãtikatêjê”. Também aprovou em 2016 o Projeto de Extensão “A valorização da língua dos Akrãtikatêjê: um enfoque na relação cantos e práticas rituais” no Edital Concurso PROEX de Arte e Cultura 2015.

Programação: PDF

Cartaz: PDF