RODA MUNDO MULHER

Camponesas são homenageadas na Feira dos Povos do Campo

• Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 14h28
  • Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 08h21

A Feira dos Povos do Campo que acontece duas vezes ao mês na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), unidade III, em Marabá, nesta quarta-feira (15), teve uma programação diferenciada, trazendo uma programação inserida no Roda Mundo Mulher.

Já é costume das trabalhadoras do campo que compõe a feira oferecerem a comunidade acadêmica produtos orgânicos fresquinhos e com grande qualidade, mas desta vez, a atividade teve um toque especial, pois além de oferecer seus produtos orgânicos, Roda Mundo Mulher elas também receberam homenagens.

Nesta última edição, a Feira dos Povos do Campo contou com atividades que homenageiam as mulheres camponesas, em alusão ao Dia da Mulher. Fez parte da programação uma roda de conversa com o tema “o protagonismo das mulheres nas lutas do campo e na produção e reprodução da vida na Amazônia”. A atividade contou com a participação de Geuza Morgado, da Comissão Pastoral da Terra, e da professora Margarida Alves, da Faculdade de Educação do Campo, além da participação de artesãs de outros coletivos de mulheres que atuam em Marabá.

A coordenadora de cultura da Pró-reitoria de extensão e assuntos estudantis (CCULT/Proex), Claudiana Guido, explica que esse momento especial do Roda Mundo Mulher com a Feira dos Povos do Campo trouxe reflexão com alguns temas estratégicos tanto no campo das artes quanto na política. “Essa é a terceira edição do Roda Mundo Mulher, desta vez trouxe a exibição dos vídeos no restaurante universitário, que aconteceu no dia 9 deste mês, e continua com essa atividade especial para as mulheres envolvidas na produção da feira dos povos do campo. Atualmente, 99% das pessoas que compõe a feira dos povos do campo é composto por mulheres”, destacou.

Mulher campoNeste contexto, o evento abre espaço para falar sobre a temática e também é um momento para agradecer pela parceria dessas mulheres com a construção da feira.  “Lembramos do papel político que as camponesas têm na reforma agrária e a importância da valorização do trabalho desenvolvido por elas. O trabalho feminino não é subalternizado, ele não pode ser esquecido e a mulher não deve ficar na posição de quem somente ajuda o marido, é bem mais que isso. O trabalho é realizado em conjunto com seus companheiros, é produzido e reproduzido a vida na Amazônia. A partir de uma pequena terra é feito uma horta onde é distribuído alimentos” lembrou a coordenadora de cultura.

Sobre a produção alimentícia, a professora da Faculdade de Educação do Campo, Margarida Alves, reforça a importância da mulher camponesa na distribuição de alimentos no Brasil. “O alimento vem da terra, vem do campo, são muitas as mulheres que trabalham para que o alimento chegue a mesa de diversos brasileiros. Trabalhadores e trabalhadoras rurais produzem alimento e contribuem com a erradicação da pobreza e para a segurança alimentar da sociedade brasileira. Elas estão em quase todas as frentes de trabalho. Desde a luta pela terra, desde a participação na resistência por terra e território, até a distribuição de alimentos, que é o que tá acontecendo aqui hoje na feira”, argumentou.

Roda Mundo Mulher

A programação do Roda Mundo Mulher tem continuidade na próxima semana. Os dias 22, 23 e 24 contará com mais rodas de conversa, e manifestações artísticas, apresentações artísticas, no hall do bloco central da unidade III. Confira:

Dia 22 de março

Local: Hall do bloco Central - Unidade III

16h – Abertura da mostra de escritoras e artistas visuais da Unifesspa

17h - Lançamento do Livro Meu poema nunca será silêncio – Francisca Cerqueira

Dia 23 de março

Local: Hall do bloco Central – Unidade III

9h - Roda de conversa: O protagonismo das mulheres nas lutas por território em Marabá e Região

Angelina Martins da Cruz

Lara Borges - Instituto Hosana Lopes de Abreu

Mediação: Claudiana Guido - PROEX

24 de março

16h - Roda de conversa: História e Pioneirismo feminino no Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração na Unifesspa.

Profa. Dra. Nilsa Brito Ribeiro e Profa. Dra. Eliane Pereira Machado.

18h – Apresentações culturais