Turmas de Agronomia fazem visita técnica à fazenda com sistema de integração lavoura-pecuária-floresta

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2023, 11h11
  • Última atualização em Terça, 14 de Março de 2023, 15h47

grupo zucatelli 3 2Para pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, estudantes do curso de Agronomia da Unifesspa visitaram, na última quinta-feira (9), visitaram a fazenda Sororó, localizada na área rural de Marabá (PA). Participaram da atividade mais de 70 alunos de turmas do sexto e oitavo período, além da última turma de alunos formandos de 2023.

Na ocasião, eles puderam conhecer o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), a integração de pecuária e lavoura com consorciamento de milho com Ccpim, a mecanização na produção de silagem em silo de fardo revestido – BAG/BOLSA, e o melhoramento genético das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando Leiteiro, Sindi e Brahman.

A visita dos alunos teve início com café da manhã e depois foi servido um almoço. Durante o dia, foram realizadas visitas técnicas ministradas pelos professores, zootecnistas e técnicos agrícolas da Fazenda Sororó. Houve também visitas em loco dos plantios de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), armazenamento de silagem de milho em bag bolsa, tratamento de madeiras para uso na fazenda com Altoclave, confinamento, reflorestamento de eucalipto e reserva florestal.

grupo zucatelli 4 4Os alunos tiveram nesta visita as orientações dos professores Andréa Hentz e do professor Josiel Batista, que ressaltaram a importância de os alunos aprenderem acerca das atividades desenvolvidas pela fazenda, principalmente aquelas associadas ao reflorestamento e ao sistema de integração lavoura pecuária floresta. Práticas muito importantes a serem assimiladas pelos alunos e formandos que em breve estarão no agro mercado.

Durante a visita os estudantes puderam verificar na prática a viabilidade desses sistemas e entender seu funcionamento. Desde a implantação, o manejo, principais cuidados e também os aspectos associados à produção. “Essa ação promovida pela Fazenda Sororó é de fundamental importância para a formação acadêmica dos nossos estudantes e também para promover o desenvolvimento sustentável da região”, destacou a professora Andréa Hentz.

grupo zucatelli 6

*Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa do Grupo Zucatelli