Polo da Unifesspa em Piçarra desenvolve ações de acolhimento emocional à comunidade acadêmica

• Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 11h51
  • Última atualização em Sábado, 03 de Dezembro de 2022, 11h29

polo picarraO polo Universitário da Unifesspa em Piçarra (PA), onde são ministrados os cursos de medicina veterinária e zootecnia pelo programa Forma Pará, está desenvolvendo ações de acolhimento emocional à comunidade acadêmica. Nas palavras da psicóloga Rafaela Cristina Amorim, responsável pela ação, o objetivo é proporcionar um espaço de escuta para demandas individuais dos estudantes. A profissional esteve mais uma vez realizando atendimentos no polo universitário, na última segunda-feira (28).

O professor Pedro Quevedo, coordenador da medicina veterinária no município, afirma que os reflexos da pandemia exacerbaram algumas situações emocionais, que se distanciam das habilidades e do espectro de ação dos docentes. Nesse sentido é fundamental buscar auxílio de profissionais de excelência na área da saúde mental.

Segundo o professor, ‘‘é dever da gestão trabalhar em prol do bem-estar e da saúde mental da comunidade acadêmica. Muito se fala em proporcionar um ambiente salutar em nossas universidades, mas é imprescindível que o discurso esteja alinhado com as ações. Entendemos que as condições e o contingente profissional nas instituições de ensino superior estão muito aquém das ideais. Nos resta buscar alternativas, e essa proatividade passa a ser essencial em nosso cotidiano. Para o momento, a situação mais viável foi procurar a secretaria municipal de educação de Piçarra, que nos compreendeu e teve a sensibilidade de disponibilizar uma profissional capacitada para atender essa demanda’’.

* Com informações do Polo da Unifesspa em Piçarra