Saberes tradicionais e literatura amazônica são pauta na sua V Semana Acadêmica

• Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 11h43
  • Última atualização em Sábado, 03 de Dezembro de 2022, 11h30

Nesta quarta-feira, 30, foi realizada no a solenidade de abertura da V Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Aplicadas (ICSA), do campus de Rondon do Pará, da Unifesspa. Com o tema “Amazônia: construção de saberes, direitos e inovações”, a mesa de abertura contou com o diretor do ICSA, o prof. Dr. Jax Pinto que abriu a cerimônia e trouxe a mesa a cacica Kátia Silene do Povo Gavião Akrãtikatêjêda, junto dos escritores Dionísio Almeida e Rosa Peres. A cerimônia foi realizada na biblioteca do instituto e trouxe temas como saberes tradicionais e experiências e produção literária na Amazônia, dando início as programações da Semana Acadêmica.

A primeira participante a falar na mesa, foi a Cacica Katia Silene, que compartilhou um pouco de sua história e a de seu povo. Relembrando toda a trajetória de seu povo, desde os anos 70 até agora, a Cacica contou sobre a relação de seu povo com as pessoas de fora e como isso levou a uma expressiva perda para a comunidade. “Eles traziam roupas, facões e outros instrumentos que muitas vezes estavam contaminados. E quando as pessoas pegavam, acabavam adoecendo com febre, dores”, afirmou Katia. Além disso, Katia ressaltou que os saberes tradicionais são diferentes e mais antigos dos que os estudados dentro da academia, e que agora a comunidade dela tem parceria com a Unifesspa e o IFPA de Marabá na montagem de uma laboratório. “Nós mostramos para as pessoas que os povos indígenas sabem das coisas. Que nós temos conhecimento e trabalhamos respeitando a natureza, sem desmatá-la”, disse.

A segunda participante a falar foi a escritora Rosa Peres. Atuando em Rondon como secretária de Cultura, a escritora também é a representante da Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA) no Pará e membro da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense. Ainda no tema de Amazônia, Rosa trouxe ao evento o seu ponto de vista a partir da literatura. Como moradora do munício de Rondon, cidade em que se localiza o campus, a escritora contou brevemente sobre a história de construção e criação o prédio do ICSA. “Eram pais de alunos que nos ajudaram a construir isso daqui. A igreja, que é a mesma que se tem hoje, também nos ajudava doando materiais que sobravam. E com ajuda dessas pessoas nós temos tudo isso. E que veio também por conta da literatura, e é por isso que eu acredito muito no poder da literatura”, afirmou Rosa.

Outro participante que falou na mesa de abertura foi o escritor Dionísio Almeida,