Décima JITOU traz poesia e representantes de setores da Unifesspa em solenidade de abertura

• Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 16h41
  • Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 23h11

A décima edição do JITOU – Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade, teve seu início nesta segunda, 28, com a solenidade de abertura no Auditório do ICH, localizado na Unidade I da Unifesspa, no campus de Marabá. A cerimônia foi mediada pelo professor César Augusto Paro e contou com a presença da vice-reitora, a profa. Dra. Lucélia Cavalcante, a pró-reitora da Pró-Reitoria Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, a profa. Dra. Gilmara Lima Feio, a pró-reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, a coordenadora Claudiana Guido, o diretor do Instituo de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), o prof. Dr. Roberson Casarin e a profa. Dra. Antônia Bezerra, representante do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO).

Com o tema “Saberes da Amazônia e Teatro do Oprimido: caminhos poéticos políticos para o Bem Viver”, o encontro busca disseminar o Teatro do Oprimido no contexto universitário, propiciar encontros e diálogos entre pesquisadores e ativistas a fim de promover uma reflexão sobre as potenciais contribuições do método na reconstrução do Bem Viver. Uma das primeiras a falar na mesa foi Claudiana Guido, que representou a Proex, que parabenizou à iniciativa e também falou da importância de ser feito na universidade, “Marcar, uma bandeira que a gente traz na universidade de que a cultura é uma ação transversal ao ensino, pesquisa e extensão.”

Outra participante da mesa que deu a sua fala na abertura foi a profa. Dra. Antônia Bezerra, representante de Grupo Estudos em Teatro do Oprimido. A professora enfatizou na sua fala a necessidade de se fazer algo como o evento no período político que se vive no país, segundo ela “E mais do que nunca o Teatro do Oprimido tem que se fazer presente. Tem que dar a sua contribuição na construção dessa sociedade, verdadeiramente democrática.” Em seguida, foi a vez da profa. Dra. Gilmara Feio de dar a sua fala na solenidade. Gilmara ressaltou a importância do evento ser realizado na cidade de Marabá, levantando sobre o histórico do município. “Trabalhar com a temática, aqui na região, é muito difícil, mas vai ser lindo ver os resultados.”

Em seguida, o professor Roberson Casarin deu a sua fala na mesa de abertura. O diretor do IESB pontuou eventos como o JITOU agregam para a universidade. “Acredito que a Unifesspa é muito mais aberta à isso, do que as universidades mais antigas. Afinal, a Unifesspa se cria numa região periférica aqui do Sul e Sudeste do Pará.” E finalizando a mesa de abertura, foi a vez da vice-reitora, a professora Lucélia Cavalcante dar a sua fala. A professora destacou rapidamente a sua trajetória acadêmica e citou Paulo Freire em sua mensagem para os presentes, além de parabenizar o evento e acolher aos participantes. “Muito obrigada por estarem aqui e contribuírem na nossa universidade. Desejo que todos aproveitem e que seja um evento lindo para todos.” As JITOU contarão com mesas-redondas, conferências, lançamento de livros, oficinas, rodas de conversa, apresentações artístico-culturais, práticas de cuidado, entre outras. Parte da programação será realizada em comunidades indígenas, buscando favorecer a integração de saberes e poéticas políticas entre os participantes do evento e as comunidades tradicionais da região.