Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IV Encontro de professores do Parfor-Unifesspa possibilitou diálogos sobre a formação transdisciplinar em Breu Branco (PA)

  • Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 14h26
  • Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 10h58
  • Acessos: 640
IMG 20221125 WA0105

O IV Encontro de Professores do Parfor/Unifesspa, ocorrido no polo de Breu Branco, discutiu a transdisciplinaridade na Educação Básica, conectando os diferentes núcleos eletivos do curso de Pedagogia do Parfor, em diálogos para construção do conhecimento e do saber docente.

As atividades foram na EMEIF Origem do Saber, de forma híbrida, com  mesa de abertura com autoridades (híbrido, com transmissão pelo canal do youtube da Unifesspa) e mesa-redonda de debates no dia 25 de novembro com transmissão simultânea pelo canal do YouTube da Unifesspa. Esta abertura trouxe reflexões sobre "Transdisciplinaridade, Educação Básica e Currículo", contando com as participações dos palestrantes Prof. Dr. Paulo Dutra (DCHS/UNIR) e da vice-reitora da Unifesspa, Profa. Dra. Lucelia Cavalcante. 

 A programação do evento contou, ainda, com oito minicursos e duas mesas-redondas simultâneas no dia 26 de novembro, que se deram de forma presencial e algumas pela plataforma virtual do Google Meet. As atividades propostas no evento dialogaram com os Núcleos Eletivos temáticos do curso de Pedagogia do Parfor referentes ao currículo do Parfor de 2015, quais sejam: Núcleo de Educação Ambiental (NEAM); Núcleo de Educação, Tecnologias Informáticas e Comunicacionais (NETIC); Núcleo de Educação Especial (NEES); Núcleo de Estudos em Sexualidade Humana (NESHE); e Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-raciais, Movimentos Sociais e Educação (NUMBUNTU).

No total, foram 92 inscrições de participantes de discentes das turmas do Parfor de Breu Branco e Moju, além de inscrições de outros professores das redes de ensino da região. As inscrições para o evento foram abertas à comunidade externa, estendendo-se aos municípios do entorno e também da rede estadual.

IMG 20221125 WA0130O evento foi totalmente gratuito, sendo o primeiro encontro do Parfor-Unifesspa após os desafios da pandemia da Covid-19. Segundo a coordenadora do Parfor-Unifesspa, Profa. Dra. Karla Leandro Rascke (FAHIST/Unifesspa), "as atividades mobilizaram reflexões e questões dos múltiplos desafios da transdisciplinaridade no âmbito da prática em sala de aula na Educação Básica".

A professora destaca, ainda, que o evento fortaleceu as relações da Unifesspa com o polo de Breu Branco e o entorno, constituindo o primeiro evento geral do Parfor na cidade. O evento foi possível por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Breu Branco, da reitoria da Unifesspa, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e da Faculdade de Educação (Fecampo), ao qual se vincula o curso de Pedagogia do Parfor.

Atualmente, Breu Branco conta com novas ofertas de turmas para História e Matemática para início em julho de 2023, consolidando a região como polo do Parfor-Unifesspa e possibilitando a ampliação da formação de professores na região. Interessados em se inscrever nos referidos cursos devem preencher o currículo na Plataforma CAPES de Educação Básica e se inscrever na vaga de interesse. 

Fim do conteúdo da página