Excelência: Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Xinguara é reconhecido com nota máxima pelo MEC

• Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 14h33
  • Última atualização em Sábado, 17 de Setembro de 2022, 03h47

285742906 569220887893222 8475336457802139858 nNota máxima! O curso de licenciatura em Geografia do campus da Unifesspa em Xinguara obteve conceito 5 na recente avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC) entre os dias 12 e 14 deste mês. O resultado foi muito comemorado pela comunidade acadêmica e traduz a qualidade e excelência na formação de professores que vão contribuir com a melhoria do ensino na região sul e sudeste do Pará.

Diferentes variáveis corroboram com este resultado, em destaque a dimensão que avaliou a organização didático-pedagógica, seguida pela dimensão corpo docente e pela infraestrutura. Esta é a primeira vez que o curso passa pelo processo de avaliação e reconhecimento do MEC.

“Essa nota chega em um momento muito oportuno para o curso de Geografia. No momento, nós estamos em processo de reavaliação do PPC do curso, que já existe há quatro anos, e o relatório técnico produzido pelos avaliadores vem a contribuir muito com os debates”, destaca o coordenador do curso e diretor da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), prof. Rafael Benevides.

Para Benvidades, este bom resultado é fruto do empenho e engajamento de docentes, técnicos e estudantes, comprometidos com um ensino público, gratuito e de qualidade, fortemente conectado com as realidades e as necessidades locais. “Obter nota máxima nessa avaliação se torna muito importante, principalmente para levantar a autoestima da comunidade acadêmica diante das recentes perdas das quais sofremos. Além disso, motiva nossa missão de ofertar um curso de qualidade, comprometido com a realidade social na qual estamos inseridos”, afirmou.

Relatório - No relatório técnico, os avaliadores atentaram para a importância do curso de Geografia para a região do sul e sudeste do Pará, tendo em vista o preenchimento da lacuna existente na formação de professores nessa parte da Amazônia. Além disso, destacaram a coesão e o comprometimento do corpo docente com o curso, demonstrando experiência e apresentando significativa produção científica.

avaliacao geografia xinguara“O curso está em plena sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), atendendo a todos os requisitos legais para o seu funcionamento. Vale mencionar que a Comissão de Avaliação ressaltou a agilidade no atendimento das demandas durante a visita virtual in loco e que as reuniões, previamente agendadas, contaram com elevada participação de cada segmento da comunidade acadêmica, o que possibilitou uma representatividade adequada para a busca de evidências in loco”, pontua Benevides.

O processo de avaliação envolve uma série de reuniões que mobilizam, além da comunidade do curso, setores da Unifesspa como a Comissão de Avaliação Própria (CPA) e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Foram analisados os documentos protocolados pela IES no sistema e-Mec e outros durante a avaliação "in loco", entre eles: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico do Curso (PPC), relatórios de autoavaliação e demais relatórios disponibilizados pela IES.

"A Direção do IETU gostaria de parabenizar o curso de licenciatura em Geografia pelo conceito Nota 5. Foram quatro anos de muito trabalho e dedicação dos docentes, discentes e técnicos administrativos do curso para esta avaliação do MEC. Um agradecimento especial à Direção e Coordenação do curso de Geografia, Prof. Rafael Benevides, que conduziu brilhantemente todo o processo de reconhecimento", declarou Caroline Nebo, diretora-adjunta do IETU.

Sobre a licenciatura – Criado em 2017, o curso de Licenciatura em Geografia do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) oferta, anualmente, 40 vagas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com duração mínima de 4 anos e máxima de 6, é ofertado na modalidade presencial com carga horária total de 3.200h.

Tem como objetivo norteador formar, de maneira integrada, professores em Geografia com competência para atuarem em instituições de ensino que ofereçam cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e à distância.

Atualmente, o curso possui diversos projetos de ensino, pesquisa, e extensão ativos, além de grupos de pesquisa. Saiba mais em: https://fch.unifesspa.edu.br/