Unifesspa tem mais de 80 vagas abertas em cursos de mestrados acadêmicos e profissionais

• Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 11h23
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 12h24

ppgpam A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está com oportunidades de vagas em cursos de Mestrado Acadêmicos e Profissionais. São quatro programas de pós-graduação stricto senso com seleção aberta para novos alunos, que no total somam mais de 80 vagas em turmas previstas para iniciar no primeiro semestre de 2023.

Saiba mais sobre as seleções:

Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano (PPGPAM)

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), vinculado ao Instituto de Estudos Em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR/Unifesspa) publicou o edital de abertura para inscrições de candidatos para o curso de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia, com ingresso em 2023. Serão ofertadas 14 vagas que serão divididas, igualmente, para as duas linhas de pesquisa: (1) Economia, Desenvolvimento e (2) Dinâmicas Regionais e Espaço, Território e Urbanização.

As inscrições para o mestrado irão até o dia 30 de setembro. Para mais informações, como os temas de pesquisa relacionados as linhas de pesquisa, acesse o edital aqui. E também acompanhe no site do PPGPAM (https://ppgpam.unifesspa.edu.br)

Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA)

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), publicou o presente Edital para a abertura de inscrições para a seleção de candidatos que formará a  12° turma do curso de mestrado acadêmico interdisciplinar em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, com ingresso em 2023. O período de inscrição será de 12 de setembro a 14 de outubro de 2022.

Serão ofertadas 20 vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa. As inscrições serão realizadas apenas através do envio de formulários e documentos ao e-mail específico do processo seletivo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Todas as informações e detalhes acerca das inscrições estão dispostas no edital assim como o calendário com todas as datas. Mais informações visite a página do PDTSA (http://pdtsa.unifesspa.edu.br).

Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

O processo seletivo do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), iniciativa em rede da Sociedade Brasileira de Física (SBF), está com inscrições abertas até 30 de setembro de 2022. Para o polo da Unifesspa, campus Marabá, são ofertadas 13 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2023. Acesse aqui o edital completo!

O processo seletivo para ingresso em 2023 terá duas etapas: uma prova escrita nacional sobre tópicos de Física Geral e uma prova de defesa de memorial, na qual o candidato deverá discorrer oralmente sobre a sua trajetória profissional. A inscrição para o processo seletivo será realizada on-line, devendo o candidato preencher o formulário eletrônico no site do MNPEF. A taxa de inscrição é de R$ 65.

Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

A Comissão Acadêmica Nacional (CAN) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História / Mestrado Profissional (ProfHistória) torna público o edital para realização do Exame de Acesso 2023. As inscrições vão de 30/08 a 06/10/2022 e custam R$ 130. Ofertado de forma presencial e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 16, das 640 vagas ofertadas por todo o país, são destinadas à Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus Xinguara. Veja o Edital completo.

Com exceção do Processo Seletivo Específico para professores indígenas e quilombolas, o Exame Nacional de Acesso será realizado de forma presencial em Xinguara, sendo uma prova objetiva e uma discursiva, prevista para ser aplicada no dia 6 de novembro de 2022.

Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit)

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), ofertado no Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Unifesspa, está com Edital aberto para o Exame Nacional de Acesso (ENA2023) 2023. O período das inscrições é de de 15 a 22 de setembro pelo site profinit.org.br. São ofertadas 10 vagas para a Unifesspa.

O Mestrado Profissional é oferecido nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil, e foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES.

Mestrado Profissional em Ciências Forenses (PPGCF)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses (PPGCF) e sua Comissão de Processo Seletivo abriram as inscrições para a seleção da turma de 2023, de 16 de setembro a 10 de outubro de 2022. São ofertadas 16 vagas. O início das aulas será no primeiro semestre do ano que vem.

O PPGCF é Interdisciplinar e possui uma área de concentração denominada “Ciências Forenses” e quatro Linhas de Pesquisa: Análises de evidências em crimes ambientais, Análises física e química em evidências forenses, Análises periciais de infraestruturas e obras públicas e Exames pormenorizados e tratamento de dados em evidências forenses digitais. Mais informações no Edital.