Docentes do Instituto de Estudos do Xingu ofertam minicurso para professores das redes públicas e privadas em São Félix do Xingu

• Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2022, 15h36
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 11h26

Foi realizado no dia 25 de agosto, a primeira parte do minicurso, “Letramento literário: como criar círculos de leitura na sala de aula”, que levou para educadores das redes de ensino, público e privada, discussões e estratégias que podem ser usadas para o trabalho com a leitura literária dentro da sala de aula e na formação do círculo de leitura literária na escola. O curso faz parte de uma colaboração entre a profa. Dra. Luciana de Barros Ataide, do curso de Letras; a profa. Dra. Jane Guimarães Sousa, do curso de Ciências Biológicas e a profa. Dra. Edna Souza dos Santos, do curso de Engenharia Florestal, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A formação tem o objetivo de apresentar ações para promover uma contribuição para a formação acadêmica dos(as) estudantes de Letras e os integrando à realidade educacional de São Félix do Xingu.

WhatsApp Image 2022 08 29 at 17.35.15

A formação começou a ser planejada em Junho, segundo a professora Luciana, em um diálogo que reuniu as professoras da Unifesspa com a diretoria de ensino e o Secretário Adjunto de Educação de São Félix do Xingu, Natanael Abreu. “O primeiro módulo do minicurso contou com a presença da Diretoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Félix do Xingu, professoras da rede pública e particular de ensino que atuam na educação básica, lotando o auditório do prédio multiuso do Campus de São Félix do Xingu. As professoras Cleudes Santana e Lucineide Moura, que atuam na Diretoria de Ensino de São Félix do Xingu, ressaltaram a importância de capacitações nessa área, enfatizando que a Secretaria Municipal de Educação está empenhada nessa parceria porque as ações de formação precisam continuar”, afirma a professora.

As acadêmicas de Letras que participam da formação, destacam que “esta ação é importante para nossa formação, uma vez que é uma oportunidade de vivenciarmos um espaço de formação em diálogo direto com professores e professoras que já tem experiência profissional na educação básica”. O segundo módulo do minicurso, que ainda está em planejamento, é voltado para as práticas de leitura e o ensino de literatura.