Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Novo Protocolo de Biossegurança torna uso de máscara opcional na Unifesspa e atualiza medidas de prevenção

  • Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 17h45
  • Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 15h05
  • Acessos: 1783

teste nasal covidEm nova atualização do Protocolo de Biossegurança, a Comissão de Enfrentamento à Covid-19 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recomendou à gestão superior tornar o uso de máscara opcional em ambientes abertos e fechados. A sugestão foi acatada e o novo Protocolo já vale a partir desta sexta-feira (26), com a publicação da Portaria Nº 1263/2022.

Confira o novo Protocolo de Biossegurança na íntegra.

A recomendação leva em conta o controle da pandemia da Covid-19 e os cenários epidemiológicos na região da Unifesspa, em todo o Pará e no Brasil, assim como o nível de pessoas com o esquema vacinal completo contra a doença.

O novo Protocolo traz também outras novidades. Entre elas, a testagem para a detecção da Covid-19 pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), que passa a ser realizada diariamente, das 8h30 às 10h30, no ambulatório da DSQV, no Bloco Central da Unidade III em Marabá.

Veja todas as alterações:

  • Uso de máscara opcional em ambientes abertos e fechados;
  • Alteração do tempo de afastamento para pessoas que testam positivo para a Covid-19: Se no 5° dia não estiver apresentando sintomas respiratórios e febre nas últimas 24 horas, sem o uso de medicamentos, poderá repetir o teste, caso negativo poderá finalizar o isolamento. Caso positivo, deverá manter-se em isolamento até o 10° dia; se ao 7° dia estiver assintomático, estará liberado do isolamento sem necessidade de realização do teste.
  • Alteração nos procedimentos de testagem e de agendamento de teste: testagem passa a ser realizada diariamente, das 8h30 às 10h30, por ordem de chegada. Para grandes volumes de testes, como viagens de campo, o responsável pela atividade de campo deve agendar o teste, junto ao GT de Biossegurança da Unifesspa, apenas para as pessoas que estejam apresentando sintomas.
  • Inclusão do Ofício Circular Nº 19/2022/DAJ/COLEP/CGCP/SAA-MEC, que torna possível o trabalho remoto em alguns casos;
  • Atualização do Quadro 1 – Cenários para pessoas NÃO testadas em atividades presenciais;
  • Inclusão do Quadro 2 – Cenários para pessoas testadas em atividades presenciais;
  • Recomendações de isolamento: se no 5° dia não estiver apresentando sintomas respiratórios e febre nas últimas 24 horas, sem o uso de medicamentos, poderá repetir o teste, caso negativo poderá finalizar o isolamento. Caso positivo, deverá manter-se em isolamento até o 10° dia; se ao 7° dia estiver assintomático, estará liberado do isolamento sem necessidade de realização do teste.
  • Atualização sobre os espaços de alimentação da Unifesspa
  • Atualização do Quadro 6 - Medidas de controle e segurança em sala de aula
Fim do conteúdo da página