Defesa das universidades em prol do direito ao acesso e à permanência movimentam espaço estudantil da Calourada

• Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 22h16
  • Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 10h27

mesa dce calourada estudanilNa tarde desta quinta-feira (14), como parte da programação da Calourada 2022, ocorreu a mesa “Espaço Estudantil: Defender as universidades hoje para garantir o nosso futuro”. O momento de diálogo e reflexão é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifesspa.

Tem por objetivo apresentar aos calouros o grupo “Juventude Vamos à Luta”, o Centro Acadêmico e os diferentes movimentos estudantis. Realizado de forma presencial em Marabá, o evento também foi transmitido pela internet para que os calouros fora da sede pudessem acompanhar o debate.

O espaço estudantil foi composto por alunos representantes desses grupos. Participaram Mateus Cardoso, Maísa Carvalho, Caed Alves, Maria Baía, Julia Mara e Eziel Duarte. Em suas falas, representantes abordaram temas e bandeiras de luta para que o acesso dos estudantes à universidade seja efetivo. A qualidade do transporte público e o restaurante universitário mais acessível financeiramente são alguns exemplos das bandeiras de luta que os estudantes da Unifesspa e representantes das entidades defendem e explicaram aos calouros nesta tarde.

Dessa maneira, além das boas-vindas aos calouros e explicações sobre as pautas que o movimento estudantil aborda em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, os integrantes da mesa convidaram os calouros a participarem, no dia 11 de agosto (Dia do Estudante) de atos que estarão acontecendo em todo Brasil em defesa dos direitos dos estudantes.

mesa dce calourada auditorio