#UnifesspaOnline: programação debate as possibilidade de atuações interdisciplinares no trabalho socioambiental com Teatro do Oprimido

• Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 17h41
  • Última atualização em Terça, 12 de Julho de 2022, 23h13

O programa #UnifesspaOnline 2022, sob a coordenação da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente - Cadd/Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente - Difdad da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg, realiza, em parceria com a Faculdade de Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Fasc/Iesb/Unifesspa, a live “Teatro do Oprimido e as possibilidades de atuações interdisciplinares no trabalho socioambiental”.

O idealizador dessa ação formativa e mediador do evento é o Prof. Dr. César Paro que atua como docente na graduação em Saúde Coletiva, possui residência artística internacional em Teatro do Oprimido. Para discutir a temática, Paro convidou Cachalote Mattos, Cilene Canda e Thaísa Soares.

Cachalote Mattos é professor, cenógrafo e diretor de arte. Possui o título de Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); é pesquisador da Estética do Oprimido e da Estética Negra e integra o Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido, o Coletivo Cor do Brasil do Centro de Teatro do Oprimido, o Coletivo Siyanda Cinema Experimental do Negro e a Companhia de Teatro Carioca Ciclomáticos.

Outra convidada é Cilene Canda é professora universitária, poeta, atriz, ilustradora e brincante. Possui o título de Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua como docente. Também atua nas áreas de ensino de Teatro, Ludicidade e Teatro do Oprimido. E outra convidada é Thaísa Soares, psicóloga, professora e atriz. É pesquisadora em Artes e Saúde Mental e desenvolve processos estéticos para composição de dispositivos grupais em instituições, oficinas terapêuticas expressivas, atendimento psicológico, formação de psicólogos e atividades educacionais diversas. E atua, também, como multiplicadora de Teatro do Oprimido e em projetos nas áreas de Teatro e Audiovisual.

O evento acontece no dia 27 de julho, às 10h, com transmissão pelo canal da Unifesspa no YouTube, e tem o objetivo de discutir as possibilidades de utilização do Teatro do Oprimido e da Estética do Oprimido para a construção de saberes e fazeres interdisciplinares no trabalho socioambiental. A inscrição no evento deverá ser realizada pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos, até o dia 26 de julho.

Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..