se liga!

Estudantes podem conhecer programas e ações de inclusão na Unifesspa durante a IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros

• Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 16h49
  • Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 00h53

No quadro estudantil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) possui diversos estudantes com algum tipo de deficiência. Com o intuito de gerar inclusão social dentro de um espaço de diversidade, representado pelo ambiente acadêmico da Unifesspa, a IX Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa preparou atividades para apresentar a estrutura e serviços da instituição, bem como outras informações acadêmicas e políticas universitárias; entre elas a de acessibilidade estudantil.

Já no primeiro dia de evento, segunda-feira (11/07), que leva o tema “Universidade viva: fortalecendo vínculos e identidades”, haverá um diálogo nominado de Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade). A ação acontecerá logo após a entrega dos Kits do Calouro, que acontecerá no auditório da Unidade I ,

No dia seguinte, terça-feira (12/07), haverá a Mostra de Libras com a temática “I Mostra de Ações Extensionistas para Inclusão de Surdos e Difusão da Libras no Sudeste Paraense”. A ação ocorrerá das 14 às 16h30, em uma das salas de aula da Unidade I.

A programação inclusiva segue na quinta-feira (14/07), no hall do prédio Central da Unidade III, das 9 às 12h, com a apresentação dos Setores e serviços de apoio aos estudantes (standes). A ideia é mostrar os diferentes setores da Universidade e de que forma cada um deles pode colaborar com os estudantes ingressantes.

Confira de forma detalhada a programação:

Dia e hora: Segunda-feira (11/07), das 8h30 às 10h.

O quê: Entrega dos Kits do Calouro

Local: auditório da Unidade I (com transmissão pelo canal da Unifesspa no Youtube).

Diálogo: Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade).

Convidados(as): Profa. Dra. Flávia Marinho Lisbôa - Coordenadoria de Apoio à População do Campo/Nuade/Unifesspa.

Mediadora: TAE Dra. Naurinete Fernandes Inácio Reis - Núcleo de Ações Afirmativas Diversidade e Equidade/Unifesspa.

Dia e hora: Terça-feira (12/07), das 14 às 16h30.

Local: sala de aula da Unidade I.

Mostra de Libras: I Mostra de Ações Extensionistas para Inclusão de Surdos e Difusão da Libras no Sudeste Paraense.

Exibição: Apresentação do resultado dos projetos elaborados pelos integrantes do Curso de Extensão Básico de Libras 2022.

Organizadores: TAE Esp. Antonio Alves Cavalcante Junior - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica/Unifesspa;

TAE Esp. Carla Andreza Correa Reuter - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica/Unifesspa.

Dia e hora: Quinta-feira (14/07), das 9 às 12h.

O quê: Entrega dos Kits do Calouro.

Local: hall do prédio Central da Unidade III.

Exposição: Setores e serviços de apoio aos estudantes (standes).

Convidados(as): representantes dos setores.