Emancipa abre inscrições para 2016

• Publicado: Quarta, 06 de Janeiro de 2016, 09h16
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A Rede Emancipa, que mantém cursinhos populares de acesso a universidades em vários estados do País, estará com as inscrições abertas para suas quatro turmas em Marabá, no período de 18 a 22 de janeiro de 2016. As aulas terão início em 13/02/2016, e seguirão sempre aos sábados (manhã e tarde) e domingos (manhã).
Serão ofertadas 150 (cento e cinquenta) vagas, sendo setenta e cinco vagas para alunos que estejam cursando (ou cursarão) o terceiro ano do ensino médio em 2016 e setenta e cinco vagas para alunos que já concluíram o ensino médio, desde que, em ambos os casos, sejam alunos ou ex-alunos de escolas públicas.
As inscrições serão presenciais, devendo o interessado dirigir-se ao ponto de apoio instalado no Tapiri (lanchonete) do Campus I da UNIFESSPA, no horário de 08:00 às 20:00 horas, de 18 a 22 de janeiro. Para se inscrever, o interessado deverá comparecer pessoalmente, apresentar RG (ou carteira estudantil) e comprovante de que está cursando (ou cursará) o terceiro ano do ensino médio no ano de 2016, ou que já o tenha concluído. O interessado deverá estar estudando ou ter estudado em escola da rede pública de ensino.
Caso o número de interessados exceda o número de vagas, os alunos serão selecionados por meio de um sorteio eletrônico, a ser realizado logo após o encerramento das inscrições. A relação com os sorteados será publicada no endereço eletrônico www.emancipamaraba.blogspot.com, e as comunicações serão feitas pelas redes sociais e/ou por e-mail e telefone. Para garantir a vaga, o aluno sorteado deverá comparecer à aula inaugural em 13/02/2016, pela manhã, para finalizar o processo de admissão e receber as orientações iniciais.
A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular composto por cursinhos pré-vestibulares populares em vários estados brasileiros. O objetivo principal do Emancipa é a luta pelo direito à universidade para todos, em especial a estudantes da escola pública. No entanto, o projeto vai além do preparo para o vestibular, pois possibilita a juventude um espaço inovador de debate, criação e recriação do saber acerca do mundo e da vida.
Em Marabá, o projeto funciona no campus 1 da UNIFESSPA desde 2012, por meio da Pró-reitoria de extensão, e oferece aulas de todas as disciplinas exigidas pelo ENEM (exceto língua estrangeira), aos sábados e domingos.