Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Parfor lança novo edital e professores da rede pública podem concorrer a 320 vagas em cursos da Unifesspa

  • Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 15h00
  • Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 14h56
  • Acessos: 2102

encontro do parforO Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) lançou novo edital para as atividades de 2023. Nesta edição, a Unifesspa oferta 320 vagas em turmas dos cursos de História, Matemática, Pedagogia e Educação do Campo distribuídas entre os municípios de Breu Branco, Ourilândia do Norte e Pacajá.

Um dos principais objetivos do Parfor é oferecer aos professores das redes públicas de educação básica a oportunidade de ter formação específica de nível superior para aqueles que não possuem licenciatura em sua área de atuação nas escolas públicas. Podem se candidatar a uma vaga professores que não possuem licenciatura em sua área de atuação nas escolas públicas de educação básica.

A partir do dia primeiro de junho, até o dia 8 de julho, os interessados podem se pré-inscrever para as turmas que iniciam em janeiro de 2023. Pedagogia e Educação do Campo, em Ourilândia do Norte, e Pedagogia e História, em Pacajá.

De 19 de setembro a 21 de outubro começam as inscrições para formar as turmas que começam a partir de julho de 2023. História e Matemática, em Breu Branco, Matemática em Ourilândia do Norte e em Pacajá. Todas as turmas de todos os municípios terão 40 vagas. As aulas ocorrerão ao longo do dia todo, durante as férias escolares, nos meses de janeiro e fevereiro e julho e agosto.

Para cadastrar o currículo na Plataforma e fazer pré-inscrição acesse o site Plataforma Capes de Educação Básica eb.capes.gov.br. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (94) 2101-7194 ou mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Histórico - Desde 2014, a Unifesspa tem firmado Acordo de Cooperação Técnica com a Capes para a oferta de turmas especiais pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Em 2015 a universidade implantou as primeiras turmas, com os cursos de Pedagogia, Matemática e Letras-Língua Portuguesa, iniciados em janeiro de 2016. Foram 143 alunos matriculados como discentes desses 3 cursos de licenciatura.

Em 2019 ingressaram mais 100 alunos no Parfor, todos do curso de Pedagogia, ​ que devem colar grau na primeira metade de 2023. A abertura de novas turmas para 2023 segue movimentos​ importantes da Unifesspa no sentido de seu alcance social, compromisso com a educação e a formação docente, como tem sido ao longo​ ​de sua história.

Professores Parfor“O Parfor-Unifesspa é parte dos 9 anos que a instituição completa em 2022 e que continua trazendo impacto​ significativo na mudança positiva da Educação Básica nas regiões Sul e Sudeste do Pará. ​ Agrega, por conseguinte, os fundamentos teórico-metodológicos, os princípios e as diretrizes acadêmicas e didático-pedagógicas​ para a exequibilidade de sua proposta e implementação”, destaca Karla Rascke, coordenadora institucional do programa na Unifesspa.

Ainda de acordo com professora, os novos cursos e suas turmas constituirão espaço de saber e conhecimento, ​ por meio do qual as ações executadas na universidade se estenderão aos mais diversos seguimentos sociais, em virtude de estar​ fomentando a qualificação de profissionais que atuam em diferentes áreas do conhecimento, de maneira singular, na Educação Básica na região. “Amplia-se e consolida-se, assim, o desenvolvimento do tripé ensino-pesquisa-extensão, em uma região historicamente marcada pela diversidade​ de atores, de ideias, de tensões e disputas políticas em diferentes sentidos e direções”, afirma.

Fim do conteúdo da página