MUCANPA percorre cidades da Unifesspa

• Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2015, 16h14
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Xinguara, Rondon do Pará, São Félix do Xingu e Marabá realizaram a terceira edição da Mostra Universitária da Canção Paraense. Entre os pontos altos merecem destaques: a iniciativa de alunos membros das bandas e demais músicos que participaram ativamente da realização da mostra

A 3ª MUCANPA (Mostra Universitária da Canção Paraense) foi desenvolvida nas cidades que têm Campus da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará): Xinguara, Rondon do Pará, São Félix do Xingu e em Marabá, entre os meses de novembroe dezembro. A única exceção foi Santana do Araguaia, por conta de incompatibilidade de agenda.
Em Xinguara em único dia de evento compareceram a Praça Pública cerca de 120 pessoas. Em Rondon do Pará, em dois dias de evento, estiveram presentes cerca de 300 pessoas. Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento em São Félix do Xingu, em dois dias. No Campus 1, em Marabá, nos últimos dias 11 e 12 de dezembro, cerca de 500 pessoas compareceram aos eventos da Mucampa.
Para o coordenador geral do evento, professor Evandro Medeiros, a participação de pessoas de dentro e de fora da comunidade acadêmica – professores, técnico-administrativos e universitários – nos quatro eventos, comprova que “foi um sucesso”.

ASCOM - Que avaliação faz da 3ª MUCANPA Mostra Universitária da Canção Paraense?
Evandro Medeiros - Neste ano o carátermulticampi assumido pela Mostra Universitária da Canção Paraense foi o principal ponto de destaque do evento, pois incorpora e materializa o compromisso de integração e inclusão da comunidade acadêmica na e por meio das ações desenvolvidas pela Administração Superior e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), em específico. Este compromisso alcançou também a sociedade local dos municípios onde estão localizados os campi da universidade, pois durante o processo o evento acabou sendo realizado em praças públicas, possibilitando a participação de um publico bem maior que aquele que constitui a comunidade acadêmica local. Apesar da participação do públicotersido aquém de nossas expectativas - avaliamos que isso se deve em especial ao interesse musical de grande parte da população dessas localidades, diferenciados do que a MUCANPA tem como proposta ofertar - a avaliação no geral é positiva e pauta o desejo da PROEX em continuar realizando a mostra nesta mesma perspectiva nos próximos anos, ampliando o evento com atividades que possam acompanhar os shows musicais e enriquecer culturalmente a agenda de atividades dos próprios campi que recebem a MUCANPA. No mais, os músicos participantes e a equipe da Proex se sentiram satisfeitos em serem abordados a cada final de evento com depoimentos do público do tipo "Muito bom, esperamos que ano vem se repita!", "Parabéns, nossa cidade precisava desse tipo de show!" e "Que legal que a universidade promove eventos assim, nos permite acesso a algo que dificilmenteteríamos com facilidade por aqui". Isso diz que a MUCANPA foi um sucesso.
ASCOM - Por que não foi possível realizar no Campus de Santana do Araguaia?
Evandro Medeiros - Em Santana do Araguaia o evento não aconteceu por incompatibilidade de agendas, o período sugerido pela PROEX coincidia com datas de um evento local e o representante do campus, inicialmente, informou a impossibilidade  da inclusão da mostra, em seguida, quando esse imbróglio viria a ser resolvido, já não havia mais possibilidades de programação de viagem a Santana do Araguaia e a MUCANPA havia sido agendada no mesmo período para outro município. Ano que vem esperamos que isto não ocorra e a mostra possa chegar a todos os campi.

ASCOM – Quais pontos altos a se destacar aconteceram na 3ª MUCANPA?
Evandro Medeiros - Entre os pontos altos da MUCANPA 2015 merecem destaques: a iniciativa de alunos membros das bandas e demais músicos que participaram ativamente da realização da mostra, desde abrir mão de cachê até a carregar equipamentos de som e propor a organização do evento, fazendo um evento totalmente auto-gestionado e de muito aprendizado artístico coletivo e também a receptividade da comunidade acadêmica dos campi e do público que assistiu aos shows, entre eles uma juventude empolgada e vibrante com cada apresentação musical.

ASCOM – Que propostas ou sugestões foram apresentadas nos eventos que podem servir para a 4ª edição do MUCANPA em Marabá e nos demais campus da Unifesspa?
Evandro Medeiros - A principal proposta surgida no processo foi a necessidade de envolver diretamente a coordenação, professores e estudantes dos campi na realização da mostra, que passe a ser um evento de cada campi, desde a concepção até a execução, que seja permeada por outras atividades artístico-culturais desenvolvidas pela PROEX, como a NaMorada das’Artes e sessões de cinema, e possa ser distribuída de modo mais alongado durante os meses do segundo semestre, tornando o processo de execução menos cansativo para equipe da Proex e artistas, pois o evento é esfuziante e, por isso, ao mesmo tempo extenuante, precisamos de muita energia para não perder o pique festivo e de celebração que a MUCANPA exige.