Comissão de enfrentamento à Covid mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2022, 16h33
  • Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 15h02

retorno sala aula pandemia

Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 8 de abril, os membros da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 (CEC), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), se reuniram para discutir o cenário epidemiológico da região e possíveis atualizações no Protocolo de Biossegurança e em outras normativas de prevenção à doença na Unifesspa.

Na oportunidade, foram discutidas as recentes deliberações pelo Poder Executivo dos municípios onde a Unifesspa está presente sobre o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19. Em Marabá, por exemplo, por meio do Decreto nº 296/2022, desde o último dia 4 de abril, ficou dispensado o uso das máscaras tanto em ambientes abertos e fechados. Em Xinguara, o uso de máscaras também não é mais obrigatório, segundo Decreto Municipal, publicado em 5 de abril.

“Nós respeitamos a autonomia dos municípios, mas entendemos que em virtude da autonomia universitária, prevista na Constituição de 1988, é prudente manter o uso de máscaras, por enquanto, nas dependências do espaço da Unifesspa. Essa foi uma decisão unânime dos membros da CEC”, explica o vice-coordenador da Comissão, professor Gabriel Outeiro, considerando as diferentes realidades entre os estados brasileiros e os municípios da região nos que se refere aos índices de vacinação completa da população, principal forma de combate à pandemia.

Outro ponto discutido na reunião também tem relação com as medidas preconizadas no Protocolo interno de Biossegurança. O entendimento da comissão é que, agora, haja uma flexibilização quanto à rigidez de algumas medidas, como a de de distanciamento físico, que deve passar a vigorar em caráter de recomendação. Uma nova versão do Protocolo deverá ser publicada nos próximos dias com essas novas atualizações. A obrigatoriedade de comprovar o esquema vacinal completo para acesso às dependências da Unifesspa segue em vigência.